Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem prestada pelo governo francês ao Dr. Jorge Alberto Costa e Silva, com a comenda "Légion d'Honneur". (como Líder)

Autor
Sérgio Cabral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Homenagem prestada pelo governo francês ao Dr. Jorge Alberto Costa e Silva, com a comenda "Légion d'Honneur". (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2004 - Página 40198
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, SOLENIDADE, ACADEMIA, MEDICINA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CONCESSÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, COMENDA, HOMENAGEM, MEDICO, PSIQUIATRIA, PROFESSOR, DIRETOR, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Serei breve, Sr. Presidente. Eu gostaria apenas de dividir com V. Exª e com os demais Senadores desta Casa uma grande alegria que tive.

Na última terça-feira, saí de Brasília no fim da tarde especialmente para, no meu Estado do Rio de Janeiro, na Academia Nacional de Medicina, assistir, como Senador de meu Estado, com muito orgulho, a uma homenagem rara a um grande brasileiro, o psiquiatra e grande médico Jorge Alberto Costa e Silva, que recebeu a Légion d’Honneur do governo francês, a mais alta comenda que aquele governo concede a um cidadão francês ou estrangeiro pelos serviços prestados à França e à humanidade.

Essa condecoração, que completa este ano duzentos anos, foi criada por Napoleão em 1802, mas apenas em 1804 foi concedida pela primeira vez. A Legião de Honra do Governo Francês foi dada pelo Embaixador da França, Sr. Jean de Gliniasty, na terça-feira, ao Dr. Jorge Alberto Costa e Silva pelos seus serviços prestados à Medicina internacional.

Trata-se de um brasileiro, um carioca, que é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, membro titular da Academia Nacional de Medicina, membro titular da Academia Internacional de Ciências na Suécia e diretor-executivo da Associação Mundial de Psiquiatria. O Dr. Jorge Alberto Costa e Silva foi presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, sendo o primeiro e único presidente dessa associação vindo do Hemisfério Sul do planeta. Foi diretor, Sr. Presidente, da Organização Mundial de Saúde nas Nações Unidas durante dois anos. Hoje, é diretor do Centro Internacional de Política de Saúde Mental e Pesquisa da Universidade de Nova York. Esse brasileiro, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, na última terça-feira, designado pelo Presidente Jacques Chirac, recebeu do Embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty, a Légion d’Honneur.

Para mim, como Senador do Rio de Janeiro, é uma honra registrar aqui no Senado Federal que, pela terceira vez, um médico brasileiro, membro da Academia Nacional de Medicina do nosso País, recebe essa comenda. Os demais também são do meu Estado, o Rio de Janeiro: o Professor Nova Monteiro, grande ortopedista, um nome internacional, e o Professor Ivo Pitanguy, o maior cirurgião plástico deste planeta. Então, depois do Professor Ivo Pitanguy e do Professor Nova Monteiro, que, aliás, estavam no evento e introduziram ao recinto o Dr. Jorge Alberto, recebe um brasileiro a Légion d’ Honneur por seus serviços prestados.

E o que é mais bonito, Sr. Presidente: o Dr. Jorge Alberto, ex-presidente da Organização Mundial de Saúde, ex-presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, recebendo a Légion d’ Honneur, uma distinção do governo francês, dirige, ainda hoje, com muita competência, o serviço de psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia no meu Estado, o Rio de Janeiro.

Daí a minha emoção, que divido com V. Exª e com os demais Senadores, por, na última terça-feira, ter participado dessa solenidade na secular instituição que é a Academia Nacional de Medicina, por ter participado de uma cerimônia que muito orgulho traz a todos nós do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Parabéns ao Dr. Jorge Alberto. O Brasil precisa de heróis como o grande Dr. Jorge Alberto Costa e Silva, que leva o nome do Brasil a todo o mundo, prestando um relevante serviço à saúde pública.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/4/246:10



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2004 - Página 40198