Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta discurso do Senador Antonio Carlos Magalhães sobre a liminar concedida pelo Ministério Público contra a implantação do projeto do governo federal de transposição do Rio São Francisco, por não acatar as decisões do comitê da bacia hidrográfica.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Comenta discurso do Senador Antonio Carlos Magalhães sobre a liminar concedida pelo Ministério Público contra a implantação do projeto do governo federal de transposição do Rio São Francisco, por não acatar as decisões do comitê da bacia hidrográfica.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2004 - Página 39419
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • APOIO, DISCURSO, AUTORIA, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, APREENSÃO, IRREGULARIDADE, PROJETO DE LEI, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.
  • NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, PRIORIDADE, ATENDIMENTO, DIVERSIDADE, PROBLEMA, RECURSOS HIDRICOS, REGIÃO NORDESTE.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Senador Arthur Virgílio, embora seja amazônico, é um político nacional. S. Exª é de um Estado onde a água sobra, e nós, exatamente, de onde a água falta. E a questão é exatamente essa Eu quero me ajuntar aqui às preocupações do Senador Antonio Carlos Magalhães, da Senadora Heloísa Helena, dos Deputados que estão aqui no plenário e de todo o Nordeste.

Essa é uma questão muito interessante, Sr. Presidente, Sr. Líder Arthur Virgílio. O Governo não consulta a quem interessa e prossegue no projeto. Enquanto isso, em outros projetos prioritários para o Nordeste, que o Nordeste pede, o Governo não avança, alegando sempre outras circunstâncias.

Há cerca de quinze ou vinte dias, na companhia dos Senadores Tasso Jereissati e Sérgio Guerra, tratei da questão da ferrovia Transnordestina, que beneficia, imediata e diretamente, o Piauí, o Ceará e Pernambuco - e o Maranhão, por conseqüência. Mas o Governo Federal cria dificuldades, apesar de se tratar de um projeto muito mais lógico, infinitamente mais barato e muito mais prático; com relação ao São Francisco, avança, quando há no Piauí um problema mais grave, que é a navegabilidade do rio Parnaíba, a falência do rio Gurguéia e a desertificação da região de Gilbués.

Ora, como vamos trazer essas águas para o Piauí, nesse hipotético projeto, se não conseguimos resolver a sobrevivência de rios que estão morrendo no Estado e que, se não houver a sensibilidade do Governo Federal, pode transformar o nosso lençol freático, considerado um dos maiores do mundo, em um desespero para quem ali vive?

Portanto, não somos contra o projeto. O que queremos é cautela, cautela e cautela! Porque um erro cometido dessa maneira pode criar problemas de conseqüências infinitas, não para mim ou para a Senadora Heloísa Helena, já que o tempo é muito curto, mas para as gerações que estão por vir.

Portanto, associo-me ao Senador Antonio Carlos, à Senadora Heloísa Helena e a todos os que não são contrários ao projeto, mas temem a maneira açodada como querem desenvolvê-lo no País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2004 - Página 39419