Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratula-se com o poder Judiciário, pela concessão, pelo Ministério Público, de liminar contra o projeto de lei do governo federal de transposição do Rio São Francisco.

Autor
Almeida Lima (PDT - Partido Democrático Trabalhista/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Congratula-se com o poder Judiciário, pela concessão, pelo Ministério Público, de liminar contra o projeto de lei do governo federal de transposição do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2004 - Página 39420
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, JUDICIARIO, MINISTERIO PUBLICO, CONCESSÃO, LIMINAR, FALTA, VIABILIDADE, PROJETO, GOVERNO FEDERAL, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.

O SR. ALMEIDA LIMA (PDT - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, farei uso da palavra por cerca de sessenta segundos exatamente para dizer da minha alegria, da minha satisfação em ver o Poder Judiciário, na pessoa da Juíza Federal Drª Iolete Maria Fialho de Oliveira, tomar a decisão que o Chefe do Poder Executivo Nacional, Presidente da República, de forma insensível, não tomou, não obstante os apelos do povo de Sergipe, da Bahia, de Alagoas, da classe política e também dos cientistas e técnicos que mostraram, por diversas vezes, a inviabilidade, a falta de substância técnica para esse projeto de transposição.

Por essa razão, anuncio a minha alegria em ver o Poder Judiciário tomar uma decisão que coloca um freio nessa questão, sobretudo porque o Governo não está preocupado sequer com as famílias ribeirinhas que estão morrendo de fome e de sede, sem qualquer projeto de transposição e de irrigação. O Governo preocupa-se em transpor essas águas para atender às mesmas necessidades centenas de quilômetros adiante.

Portanto, o meu registro de satisfação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2004 - Página 39420