Pronunciamento de Alvaro Dias em 09/12/2004
Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição de artigos publicados nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, que tratam do problema agrário brasileiro, intitulados, respectivamente, "O projeto de poder do MST" e "Governo prevê mais focos de tensão no campo e na cidade".
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
- Transcrição de artigos publicados nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, que tratam do problema agrário brasileiro, intitulados, respectivamente, "O projeto de poder do MST" e "Governo prevê mais focos de tensão no campo e na cidade".
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/12/2004 - Página 41907
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. MOVIMENTO TRABALHISTA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), FRUSTRAÇÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PREVISÃO, POSSIBILIDADE, AUMENTO, CONFLITO, ZONA RURAL.
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho neste momento comentar dois artigos publicados em jornais de grande circulação que tratam do problema agrário brasileiro. O primeiro, “O projeto de poder do MST”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo de 30 de novembro de 2004, trata da frustração do movimento social com o governo Lula e da freqüente mudança do foco de suas críticas, o que demonstraria, na visão do jornalista, que objetivam conquistar o poder.
Nesta mesma linha, o segundo artigo, “Governo prevê mais focos de tensão no campo e na cidade”, publicado na Folha de S.Paulo do dia 28 de novembro do corrente, revela que o governo prepare-se para um cenário de acirramento das tensões no campo.
O fato é que Lula fez, não só durante a campanha, mas ao longo de sua vida pública, promessas que colidem com a lentidão conferida pela nova equipe à reforma agrária. O governo não cumpre as metas e não responde rapidamente às reivindicações, o que pode levar a uma grande crise das instituições.
Para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro, Sr. Presidente, que os artigos citados (anexos) sejam considerados como parte deste pronunciamento.
***************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso 1º e § 2º, do Regimento Interno.)
***************************************************************************
Matérias referidas:
“O projeto de poder do MST”;
“Governo prevê mais focos de tensão no campo e na cidade”.