Discurso durante a 180ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Necessidade de investimentos na formação dos professores.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Necessidade de investimentos na formação dos professores.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2004 - Página 42502
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • DEFESA, IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, MELHORIA, SALARIO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, PROFESSOR, NECESSIDADE, AUMENTO, INVESTIMENTO, GOVERNO FEDERAL, BENEFICIO, CIDADANIA, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Esta frase, de autoria da poetiza goiana Cora Coralina, É uma mensagem ao Professor. Neste momento de aprovação do orçamento para 2005, muito se debate sobre as verbas para a educação cuja concretização só ocorre essencialmente pelo professor. É sempre fundamental, portanto, destacar a importância dos professores no processo educativo.

Acredito que, para que possamos ter uma educação de qualidade, precisamos de investimentos na formação dos professores, não só nas áreas de conhecimento, como também na formação ética e social dos profissionais da educação.

Em um país como o Brasil, em que enfrentamos diversos problemas sociais, um professor precisa estar preparado para lidar com situações difíceis, conflituosas e que exigem sensibilidade e habilidade.

Hoje, o papel do professor vai além das competências pedagógicas. Um educador não pode estar indiferente às questões sociais que afetam nossas crianças e jovens. O professor é uma referência para o aluno e, no ambiente escolar, tem de estar disposto à comunicação e ao diálogo.

Para que possa permanecer atuante e envolvido neste processo social, o professor necessita estar tranqüilo, sentir-se valorizado. Este estado de espírito está diretamente ligado ao reconhecimento dado a esse profissional. Como nas demais áreas, os educadores devem ser valorizados, estimulados a progredirem em suas carreiras, com salários dignos e com perspectivas de evolução.

A formação dos educadores também é uma das condições básicas para o desenvolvimento do ensino. Devemos investir em sua formação para que possam ter acesso ao conhecimento, para que estejam em constante processo de aprimoramento de sua metodologia de ensino, para que tenham contato com as novas tendências e didáticas, para que mantenham em si próprios a vontade permanente de aperfeiçoamento.

Também devemos investir em mecanismos de avaliação do trabalho do docente, em materiais didáticos de qualidade e em tecnologias que acrescentem informações e dinamizem o processo de aprendizagem, como o acesso à Internet, às pesquisas e exercícios virtuais.

Investir na educação é investir no futuro do País. A educação tem de estar cada vez mais acessível e cada vez melhor, com bons professores.

Infelizmente, o quadro que se apresenta hoje no Brasil, principalmente em instituições públicas, é preocupante. Muitos professores ainda enfrentam em seu cotidiano salas superlotadas, sem equipamentos de apoio, com alunos desmotivados, dentre outros aspectos.

Neste contexto, os investimentos governamentais na melhoria do ensino brasileiro tornam-se fundamentais. Vamos dar aos nossos educadores um salário digno e boas condições de trabalho para que seu desempenho alcance níveis de excelência.

Somente pelo caminho da educação os brasileiros se tornarão co-responsáveis, críticos, preparados e interessados em debater as questões nacionais. E o professor é fundamental nesse processo de transformação da nossa sociedade.

Feliz aquele professor que transmite seu conhecimento e contribui para a formação de uma nação mais desenvolvida, aprendendo, cada vez mais, com o desempenho de sua função.

Neste momento de definições orçamentárias, vamos todos nos lembrar dos professores e professoras brasileiros, heróis e heroínas que se dedicam de corpo e alma para a educação de nosso país.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2004 - Página 42502