Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do General de Brigada José Moretzson.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do General de Brigada José Moretzson.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2004 - Página 40235
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE MORETZSON, GENERAL DE BRIGADA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, RELEVANCIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, EXERCITO, PAIS.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminhei requerimento, nos termos regimentais, apresentando voto de pesar pelo falecimento do General de Brigada José Moretzson.

Gostaria apenas de registrar que esse mineiro, nascido em Belo Horizonte, foi um grande general do Exército brasileiro e em todas as suas vitoriosas missões colocou seu empenho a favor da unidade nacional. Exerceu várias funções, dentre as quais o comando do Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília, em 1980. E as Forças Armadas reconheceram os serviços prestados por ele à Nação brasileira ao condecorá-lo com várias medalhas: Medalha por 30 anos de bom serviço; Medalha do Mérito Santos Dumont; Medalha do Mérito Tamandaré; e Medalha do Pacificador.

Exemplo para as gerações do presente e do futuro, o General de Brigada José Moretzson deixa o legado da honestidade, do trabalho, da honradez e do amor ao próximo. Ele será para sempre lembrado como o homem que dignificou o Exército brasileiro e um grande patriota. Deixa a esposa, Dona Dyla Maria de Carvalho Moretzson, e os filhos Maria Carmem de Carvalho Moretzson, Márcio de Carvalho Moretzson e Ana Letícia de Carvalho Moretzson*.

A nossa solidariedade por esse momento de profunda tristeza, extensiva a todos os familiares.

Eu gostaria de deixar este registro até porque servi como soldado no Batalhão da Guarda Presidencial, o batalhão elite e exemplo do Brasil, presidido por este General.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2004 - Página 40235