Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pelo recebimento do Prêmio Desafio Sebrae de 2004 por estudantes da Universidade Federal de Roraima. (como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PPS - CIDADANIA/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Regozijo pelo recebimento do Prêmio Desafio Sebrae de 2004 por estudantes da Universidade Federal de Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2004 - Página 43150
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, RECEBIMENTO, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), PREMIO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE).
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, DIVULGAÇÃO, INTERNET, REGISTRO, VITORIA, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PRONUNCIAMENTO, ORADOR.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PPS - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer um registro da mais alta importância para a Universidade Federal de Roraima, o Sebrae de Roraima e, conseqüentemente, para todo o meu Estado de Roraima. Trata-se do fato de que um grupo de estudantes da nossa universidade venceu o prêmio do Desafio Sebrae de 2004.

Passo a ler a matéria, publicada no site do Sebrae:

Dois homens e três mulheres. Pela primeira vez uma equipe mista venceu o Desafio Sebrae 2004. E mais: a equipe ‘A Turma da Vez’ vem de Roraima, fora dos grandes centros de ensino e economia do País. Uma vitória da persistência e da criatividade no jogo virtual para universitários, que simula o gerenciamento de uma empresa.

Mário Turco, Asalene Almeida, Sinara Oliveira, Eliane Pereira e Frank Lima venceram sete equipes em uma final apertada e agora vão representar o Brasil na grande final Mercosul, no mês de março, em Brasília.

Para o presidente do Sebrae, Silvano Gianni, a vitória da equipe de Roraima foi uma grande e grata surpresa e comprova que o talento está presente em todo País. ‘É um prazer premiar uma equipe de Roraima da qual participaram três mulheres. É uma coisa inédita. Nós não tivemos no palco, nas finais anteriores, nenhuma mulher (e muito menos alguém de Roraima, logicamente). Essa coisa aqui foi a redenção. Seja feminina, seja de um Estado pequeno, distante, como Roraima’, destaca Gianni.

Asalene Almeida, uma das integrantes de ‘A Turma da Vez’, diz que acima do orgulho pessoal está a satisfação de representar bem o Estado de Roraima. ‘É uma emoção muito grande a gente estar representando um Estado que muitas pessoas não conhecem, nem sabem mesmo onde fica no mapa. É importante para a gente provar que lá existem pessoas capazes, que são iguais a qualquer outro Estado do Brasil’, acrescenta Asalene.

A Equipe ‘A Turma da Vez’ ganhou uma viagem para conhecer experiências empreendedoras na Itália. Nesta quinta edição, o Desafio Sebrae reuniu mais de 56 mil universitários de todo o País. A final Mercosul vai reunir equipes da Argentina, do Paraguai, Uruguai e Chile.

(...)

Como poderia terminar um fim de semana que marcou a realização do 13º Encontro Latino-Americano do Projeto Empretec, o Encontro Internacional de Empreendedores e a final do Desafio Sebrae?

Com a revelação de muitos talentos no mundo dos negócios, é claro. Talento demonstrado pela equipe ‘A Turma da Vez’, que saiu de Roraima, superou mais de 56 mil universitários e venceu o Desafio Sebrae, o jogo virtual que simula o gerenciamento de uma empresa.

Mário Turco, um dos integrantes da equipe vencedora, diz que a alegria é grande, mas a preocupação é ainda maior. Afinal, ‘A Turma da Vez’ vai agora representar o Brasil (não só mais o Estado de Roraima) na final do Mercosul, em março, em Brasília.

‘Primeiro a gente saiu representando o nosso Estado, passou a representar a Região Norte e agora a gente vai representar o nosso País. A gente vai ter que representar o Estado de Roraima e muito bem na final do Mercosul’, diz Mário.

Mário, Asalene, Eliane, Frank e Sinara vão visitar um centro de tecnologia e negócios na Itália. Para o gerente da Unidade de Educação Empreendedora, Enio Pinto, a vitória de uma equipe de Roraima comprovou que o talento para empreendedor está no sangue do brasileiro.

‘O brasileiro é um povo muito criativo e que valoriza muito a liberdade. E para você exercer a sua liberdade e a sua criatividade não existe um espaço melhor do que no seu negócio, onde você vai criar a sua própria cultura, o seu próprio produto e os seus horários. E isso fica muito claro nessa procura monstruosa que a gente tem em relação ao Desafio Sebrae: 56 mil jovens’, explica Enio.

A final do Desafio Sebrae Mercosul está prevista para março e a equipe de Roraima vai enfrentar universitários da Argentina, do Uruguai, Paraguai e Chile.

(...)

O programa ‘Parceiro dos Brasileiros’ vai ao ar diariamente na CBN, nos seguintes horários: 7h35, 11h35, 16h35 e 18h35. Aos sábados e domingos você poderá acompanhar um resumo geral do que foi ao ar durante a semana nos seguintes horários: 7h35, 10h35 e 18h35.

Portanto, quero encerrar o meu pronunciamento pedindo a V. Exª, Sr. Presidente, que dê como lido esse material e que ele faça parte do meu pronunciamento, assim como a matéria do site da Universidade Federal de Roraima, que registra também essa importante vitória para a nossa universidade, que é nova - completou 15 anos de existência. Isso mostra que é preciso redescobrirmos o Brasil, levando os avanços para todas as Regiões do País e não apenas deixando-os concentrados nas regiões ricas do Sul e Sudeste.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, Inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

- “Prêmio do Desafio Sebrae 2004 fica com equipe de Roraima”;

- “Equipe de Roraima vence Desafio Sebrae 2004”.

(site www.desafio.sebrae.com.br)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2004 - Página 43150