Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Análise dos bons resultados alcançados pelo setor agrícola, especialmente na Região Centro-Oeste.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Análise dos bons resultados alcançados pelo setor agrícola, especialmente na Região Centro-Oeste.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2004 - Página 43178
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, THE NEW YORK TIMES, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PUBLICAÇÃO, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEMONSTRAÇÃO, SUPERIORIDADE, PRODUTIVIDADE, AGRICULTURA, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE.
  • IMPORTANCIA, TRABALHO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), DIVERSIFICAÇÃO, LAVOURA, CERRADO, AUMENTO, PRODUTIVIDADE.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DEMONSTRAÇÃO, RESPONSABILIDADE, REGIÃO CENTRO OESTE, TRANSFORMAÇÃO, PRODUTIVIDADE, AMBITO REGIONAL, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO, ESTADO DE GOIAS (GO).
  • CUMPRIMENTO, GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), BANCADA, REGIÃO CENTRO OESTE, BUSCA, DESENVOLVIMENTO, INTERIOR, PAIS.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumprimento V. Exª por mais este ato que coloca a população brasileira em contato direto com a Casa. Sem dúvida alguma a gestão de V. Exª marca época no Senado da República, pela determinação, pelo compromisso de colocar esta Casa no seio da população. Parabéns! E o digo não só em meu nome mas, creio, em nome de todos os Senadores desta Casa.

O jornal O Estado de S. Paulo reproduz, hoje, reportagem do jornalista norte-americano Larry Rother, do The New York Times, intitulada: “Brasil já é o celeiro do mundo.”

O texto mostra que, nos últimos dez anos, o País teve “uma explosão de exportações agrícolas, alimentada por uma combinação de políticas, em consonância com o mercado e avanços na agronomia que elevaram terras tropicais, antes sem uso, a níveis de produtividade superiores aos da Europa e dos Estados Unidos”.

Ouvido a respeito, o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, confirmou os dados, dizendo que, desde a década de 90, está havendo uma revolução silenciosa no campo.

A reportagem, farta em informações, destaca, para minha alegria, a região Centro-Oeste como sendo a base desse crescimento, que, conforme o Ministro da Agricultura, tem dado ao Brasil “capacidade de competir com qualquer um”.

A reportagem do jornalista norte-americano ouviu produtores do Estado de Mato Grosso, que afirmaram possuir a região do cerrado “ótimo clima e solo fértil, capaz de oferecer, como em nenhum outro lugar do Brasil e do mundo, duas colheitas por ano que rendem três toneladas de grãos por 0,40 hectare”.

A diversificação de culturas, que o cerrado tão bem conseguiu implantar, graças ao excelente trabalho realizado nos últimos anos pela Embrapa, tem sido, sem dúvida, responsável por todo esse sucesso agora reconhecido internacionalmente.

A reportagem explica que, na década de 60, o café era responsável por 60% das exportações brasileiras; agora, ocupa o 7º lugar na lista.

O Centro-Oeste garante 40% da produção brasileira de grãos, destacando-se a soja e o milho.

Mas não é apenas na imprensa norte-americana que o cerrado está se destacando neste final de ano, para nossa alegria. A revista Amanhã, de publicação nacional, em sua edição de novembro, publicou matéria exclusiva com o ranking dos Estados, cujo título foi “O Centro-Oeste pede passagem”.

A região, segundo estudo da Consultoria Simonsen Associados, em conjunto com a própria revista Amanhã, mostra que o Centro-Oeste está sendo responsável por uma transformação no mapa da competitividade regional brasileira.

E que o Estado de Goiás foi o que mais cresceu entre 2003 e 2004, subindo para o oitavo lugar no ranking dos Estados brasileiros.

Eu gostaria nesta oportunidade de cumprimentar o Governador Marconi Perillo pela sua gestão à frente do Estado de Goiás, gestão que buscou, através da ousadia, da determinação, da força, da coragem, mostrar o Estado de Goiás não só para o Brasil, mas para o mundo. Os resultados são esses que colhemos hoje: o Estado de Goiás, de 9º lugar no ranking nacional, passa para 8º lugar no ranking dos Estados brasileiros.

O estudo da consultoria vem sendo realizado desde 1996. Nesses oito anos tem se destacado o crescimento de economias menores a um ritmo mais acelerado que a média brasileira.

O trabalho mostra que é exatamente aí que o Centro-Oeste aparece. Além dos indicadores de riqueza, a infra-estrutura também tem sido fator importante.

O estudo cita ainda - e é bom lembrar a todos os que foram Constituintes e que criaram os fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste - o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, que destina recursos para as quatro unidades da Federação, como uma carta na manga, garantida pela Constituição de 88, para garantir essa infra-estrutura.

No ano passado, mais exatamente no mês de maio, recebemos em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais o Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.

Naquela ocasião, o Ministro comprometeu-se com a Região Centro-Oeste a fazer o repasse de mais de R$1 bilhão de reais para complementar os contratos, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

Graças a uma ação da Frente Parlamentar do Centro-Oeste, muito bem dirigida pelo Senador Jonas Pinheiro, conseguimos realizar mais esse feito para nossa região. Portanto, quero aqui nesta tarde cumprimentar toda a Bancada do Centro-Oeste pelo trabalho feito, ao Governador Marconi Perillo, aos demais Governadores da região e a todos aqueles que buscam o desenvolvimento de nosso País, principalmente a interiorização desse desenvolvimento.

Quero dizer da nossa alegria em comemorar hoje, com estas palavras, o novo patamar atingido pelo Estado de Goiás. Estendo os meus cumprimentos ao Presidente da Federação da Agricultura de Goiás, que hoje assume para mais uma gestão e recebe, sem dúvida nenhuma, o apoio de todos nós Parlamentares desta Casa.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2004 - Página 43178