Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição de matéria publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, edição de hoje, de autoria do repórter Larry Rohter, sobre a produção agrícola brasileira.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • Transcrição de matéria publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, edição de hoje, de autoria do repórter Larry Rohter, sobre a produção agrícola brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2004 - Página 43428
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, THE NEW YORK TIMES, PAIS ESTRANGEIRO, PUBLICAÇÃO, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, PRODUÇÃO AGRICOLA, BRASIL, CRESCIMENTO, EXPORTAÇÃO, PRODUTO AGRICOLA, AGROINDUSTRIA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fiel a sua vocação contrária à democracia, o Governo petista criou um samba de mau gosto, ofensivo ao próprio samba, para cantar em terreiros de música não muito boa que Lula convive com uma herança maldita, concebida nos dois mandatos do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ao mesmo tempo e paralelamente, este mesmo Governo entoa loas às exportações agrícolas nem de longe se lembrando que essa é uma pequena parte da herança. E segue entoando sem ritmo, sem cadência.

O correto e adequado seria que o Governo atual, como outros, assegurasse seqüência ao que vem dando certo, como é o caso do chamado agronegócio. É da boa prática democrática.

Hoje, bem a propósito, o The New York Times edita longa matéria do repórter Larry Rohter, mostrando que o Brasil já é o celeiro do mundo, graças à explosão de exportações agrícolas na última década. Rohter é o mesmo repórter que o lado antidemocrático de Lula tentou expulsar do Brasil.

Além de publicar essa reportagem na edição gráfica (e reproduzida em português em O Estado de S. Paulo), o The New York Times está veiculando em sua edição virtual, em multimídia, um excelente documentário baseado na reportagem de Larry.

Esse documentário aponta a liderança do Brasil no agronegócio, com níveis de produtividade superiores aos da Europa e dos Estados Unidos, a ponto de ameaçar a supremacia deles no comércio agrícola global. Ainda nesta década, o Brasil vai deixar os Estados Unidos para trás no ranking agrícola.

Sr. Presidente, estou anexando a este pronunciamento a página 6 do caderno Economia e Negócios de O Estado de S. Paulo, (edição de 14 de dezembro de 2004) em que é estampada a reportagem do New York Times. Assim, a matéria passa a constar dos Anais do Senado da República e quem sabe o Governo petista, fraco em informações porque nada lê, possa tomar conhecimento dessa revolução na economia brasileira, lastreada, como lembrei, na famosa herança que o Presidente Lula insiste em renegar.

Há pouco, na reunião ministerial de fim-de-semana, Lula chegou ao desplante de afirmar, usando uma daquelas suas já surradas frase: O Brasil caminhava para o abismo ou algo parecido.

O quê de fato ocorre é que os petistas assumiram a Presidência da República sem programa, sem eira nem ramo de figueira, mas com muita beira, e beira de borda revirada tapando a visão petista que já é curta. De quem nada lê e segue desinformado. É o caso, infelizmente, do Presidente Lula. Embora dotado de rara inteligência, ele sempre foi avesso aos livros. E seu Governo está dando no que deu. Informe-se, Presidente!

Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso 1º e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Brasil já é o celeiro do mundo.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2004 - Página 43428