Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Dia do Marinheiro.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Dia do Marinheiro.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2004 - Página 43440
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, MARINHEIRO, OPORTUNIDADE, RECONHECIMENTO, RELEVANCIA, MARINHA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, PAIS.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estive esta manhã participando de uma solenidade na Marinha do Brasil em homenagem ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro. Uma homenagem justa a um profissional que ajuda a fazer a grandeza de uma das mais importantes instituições deste País, que é a Marinha.

Ao longo de toda a história, a Marinha cumpriu um papel fundamental para o País, seja na luta pela independência, seja em batalhas posteriores para manter a unidade e autonomia brasileira.

Papel que continua a cumprir nos dias de hoje, seja na defesa da pátria, como em operações de preservação e defesa da Amazônia, seja representando o Brasil em missões de paz como a do Haiti, por exemplo, onde a Marinha se faz presente.

Em todas suas missões, a Marinha tem empenhado as convicções de humildade, eficiência e amor à Pátria, tão notáveis em seu Patrono, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, cujo nome tive a honra, através de projeto, de inscrever no Panteão dos Heróis da Pátria.

Agradeço desta tribuna o convite e a oportunidade de participar de tão importante solenidade na manhã de hoje na Marinha do Brasil. Agradeço a oportunidade de, uma vez mais, poder desfrutar da companhia de tão notáveis brasileiros, cujo patriotismo está sempre acima de tudo.

Presto aqui a minha homenagem a todos os marinheiros deste País. Homenagem à sua dedicação, ao seu trabalho e ao seu patriotismo. Quem escolhe como caminho de vida justamente o ofício de servir e defender seu país não pode ser brindado com adjetivos menores.

Aos marinheiros do Brasil, ao comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, as nossas justas homenagens e o reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham em favor do povo brasileiro.

Era o que eu tinha a declarar.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2004 - Página 43440