Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Informa a presidência que o ex-Deputado Plínio Arruda Sampaio e representantes da sociedade civil e de entidades como CNBB, OAB, ABI, IBase, Abong, Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária) virão ao plenário do Senado entregar um conjunto de sugestões destinadas a acelerar os processos de reforma agrária.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Informa a presidência que o ex-Deputado Plínio Arruda Sampaio e representantes da sociedade civil e de entidades como CNBB, OAB, ABI, IBase, Abong, Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária) virão ao plenário do Senado entregar um conjunto de sugestões destinadas a acelerar os processos de reforma agrária.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2004 - Página 40239
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PRESIDENCIA, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO, EX-DEPUTADO, REPRESENTANTE, SOCIEDADE CIVIL, ENTREGA, DOCUMENTO, SUGESTÃO, AGILIZAÇÃO, PROCESSO, REFORMA AGRARIA.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, CONCESSÃO, AUTORIZAÇÃO, VIABILIDADE, ENTRADA, REPRESENTANTE, INDIO, PLENARIO, SENADO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, V. Exª estará recebendo daqui a instantes o ex-Deputado Plínio de Arruda Sampaio, bem como representantes da sociedade civil e de entidades como CNBB, OAB, ABI, Ibase, Abong, Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária), que entregarão a V. Exª um conjunto de sugestões destinadas a acelerar os processos de reforma agrária pois consideram que a demora na solução das desapropriações e das arrecadações de terras devolutas tem criado condições para um maior grau de violência, tendo em vista que, por vezes, jagunços e pistoleiros têm ameaçado e agredido famílias acampadas nos barracos à espera de ação do Governo.

São inúmeras as entidades, como Cimi, CPT, Comissão Nacional Justiça e Paz, Imesc, CUT, UNE, Ubes, Movimento de Mulheres Camponesas, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento dos Atingidos pelas Barragens, pastorais sociais - Renap, Cáritas, Conic e Cnasi -, Fórum Nacional de Direitos Humanos, e Terra de Direitos, que gostariam de ter a oportunidade de entregar esse documento a V. Exª.

Sr. Presidente, convidei os membros da Direção da CNBB para estarem ao fundo do plenário. Dentre esses convidados, está o Cacique Jaci, representando os índios. Como ele não está de terno, eu pediria autorização a V. Exª para que esse índio brasileiro, que não usa terno, se juntasse aos demais integrantes da Comissão. A segurança da Casa, que está à porta do plenário, disse que apenas com a autorização de V. Exª ele poderia se juntar aos membros da CNBB e aos representantes das demais entidades.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2004 - Página 40239