Discurso durante a 177ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao centenário de nascimento do jornalista Roberto Marinho.

Autor
José Agripino (PFL - Partido da Frente Liberal/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao centenário de nascimento do jornalista Roberto Marinho.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2004 - Página 41503
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, ROBERTO MARINHO, JORNALISTA, EMPRESARIO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. JOSÉ AGRIPINO (PFL - RN. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente, agradeço as manifestações dos colegas que me precederam, cumprimentando os Senadores Sérgio Guerra, Arthur Virgílio e a mim próprio pela iniciativa do requerimento de homenagem ao jornalista Roberto Marinho pelo transcurso do seu centésimo aniversário.

Conheci Roberto Marinho há mais ou menos 20 anos, em plena atividade. Ele era o grande comandante das Organizações Globo. Fui às suas exéquias, funeral de um homem que prestou grandes serviços ao País.

Roberto Marinho foi, a seu tempo, o que Assis Chateaubriand foi em tempo precursor. Assis Chateaubriand talvez tenha inovado no Brasil a uniformização da linguagem da imprensa escrita, lida, televisionada, falada, que, em última análise, levava a comunicação, a informação, a cultura e o entretenimento aos brasileiros de norte a sul, de leste a oeste. Assis Chateaubriand cumpriu uma etapa importante ao seu tempo. Depois, veio Roberto Marinho, que começou as Organizações Globo com o jornal O Globo, que foi sempre a sua paixão, jornalista brilhante que foi a vida toda.

Domingo passado, eu voltava de Araras e via o belo monumento que ele deixou, dentre os que estão espalhados pelo Brasil inteiro, a sede do jornal O Globo, na margem de uma rodovia. Aquilo, para mim, deu a informação precisa do arrojo de um homem que esteve à frente do seu tempo. O Globo, atualmente, é um dos jornais de maior circulação nacional, um jornal respeitado, informativo, com opinião, que transmite informação no campo da política, da educação, da cultura, em toda a sua amplitude.

O Sistema Globo de Rádio, incluída a CBN, é uma mania nacional. Quem quer se informar, quem quer ter a informação da notícia em tempo real ouve a CBN, uma novidade criada pelas Organizações Globo, que talvez tenha na TV Globo seu maior feito. É aí, Sr. Presidente, que reside, na minha opinião, o mais substantivo mérito dos serviços prestados pelas Organizações Globo no que diz respeito a rádio, a jornal e a televisão.

O brasileiro hoje, em toda parte, até aquele que tem a televisão sintonizada pelo satélite, vive o Brasil, assiste ao que São Paulo assiste através da TV Globo, que está no Brasil nos mais diversos rincões. E transmite de graça. A TV Globo é a diversão gratuita, a informação gratuita, a cultura gratuita, é tudo que se pode oferecer no campo da educação, da informação, da cultura, de graça para o brasileiro que pode absorver. Uns podem absorver, outros, infelizmente, não; mas a TV Globo oferece a todos a oportunidade da informação, da cultura e do entretenimento.

Por isso tudo, pelos serviços prestados aos brasileiros, pelo que significam de modernidade as Organizações Globo, com o jornal O Globo, as rádios do Sistema Globo de Rádio, a TV Globo e suas afiliadas, tudo obra de um cidadão chamado Roberto Marinho, que contou com uma legião de colaboradores que seguiram sempre a sua orientação e a sua tutela, creio que o encaminhamento que fazemos neste momento de homenagem é meritório e traduz o pensamento - estou seguro - do povo do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2004 - Página 41503