Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reclamação da conduta dos lideres partidarios quanto ao desrespeito ao numero minimo de congressistas para apreciar de materias da pauta.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL.:
  • Reclamação da conduta dos lideres partidarios quanto ao desrespeito ao numero minimo de congressistas para apreciar de materias da pauta.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2004 - Página 43672
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • LEITURA, ATO, CONVOCAÇÃO, CONGRESSISTA, AUTORIA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, SENADO.
  • CRITICA, CONDUTA, LIDER, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, DESRESPEITO, REGIMENTO INTERNO, NUMERO, CONGRESSISTA, REALIZAÇÃO, VOTAÇÃO, MATERIA, PAUTA, SENADO.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, acredito e tenho certeza de que o povo brasileiro acredita ainda mais do que eu que o Senado toma providências com seriedade. Na pauta do Senado está escrito:

Ato Convocatório

O Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Senado Federal, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo inciso II do § 6º do art. 57 da Constituição da República Federativa do Brasil, fazem saber que o Congresso Nacional é convocado extraordinariamente, no período de 16 a 23 de dezembro de 2004, sem pagamento de ajuda de custo [o que é muito certo], dispensada a realização de sessões plenárias, salvo a sessão conjunta do Congresso Nacional, a realizar-se dia 23 de dezembro do corrente, para apreciação das matérias constantes do art. 166 da Constituição Federal; e Representação nº 25, de 2004, da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em relação ao Deputado André Luiz (art. 55, inciso II e § 1º da Constituição Federal), Câmara dos Deputados.

Congresso Nacional, em 15 de dezembro de 2004.

Deputado João Paulo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados.

Senador José Sarney, Presidente do Senado Federal.

Isso é o que deve valer para esta Casa, mas o mau hábito de se reunirem Líderes para mudar as coisas já modificou esse Ato, de forma que haverá sessão até o dia 21. Depois de a Câmara dos Deputados rejeitar o aumento de 1% do repasse do Fundo de Participação dos Municípios - o que é uma vergonha -, pedirei verificação de quorum em todas as matérias que vierem ao plenário tanto hoje como em qualquer dia. Ficarei aqui de plantão para ver se realizam sessão sem o número mínimo de Senadores como, infelizmente, é hábito nesta Casa. Mas não o farão, porque seria rasgar um Ato Convocatório dos Presidentes das duas Casas, o que é muito feio para o Parlamento brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2004 - Página 43672