Pronunciamento de Antonio Carlos Magalhães em 15/12/2004
Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Reclamação da conduta dos lideres partidarios quanto ao desrespeito ao numero minimo de congressistas para apreciar de materias da pauta.
- Autor
- Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CONGRESSO NACIONAL.:
- Reclamação da conduta dos lideres partidarios quanto ao desrespeito ao numero minimo de congressistas para apreciar de materias da pauta.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/12/2004 - Página 43672
- Assunto
- Outros > CONGRESSO NACIONAL.
- Indexação
-
- LEITURA, ATO, CONVOCAÇÃO, CONGRESSISTA, AUTORIA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, SENADO.
- CRITICA, CONDUTA, LIDER, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, DESRESPEITO, REGIMENTO INTERNO, NUMERO, CONGRESSISTA, REALIZAÇÃO, VOTAÇÃO, MATERIA, PAUTA, SENADO.
O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, acredito e tenho certeza de que o povo brasileiro acredita ainda mais do que eu que o Senado toma providências com seriedade. Na pauta do Senado está escrito:
Ato Convocatório
O Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Senado Federal, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo inciso II do § 6º do art. 57 da Constituição da República Federativa do Brasil, fazem saber que o Congresso Nacional é convocado extraordinariamente, no período de 16 a 23 de dezembro de 2004, sem pagamento de ajuda de custo [o que é muito certo], dispensada a realização de sessões plenárias, salvo a sessão conjunta do Congresso Nacional, a realizar-se dia 23 de dezembro do corrente, para apreciação das matérias constantes do art. 166 da Constituição Federal; e Representação nº 25, de 2004, da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em relação ao Deputado André Luiz (art. 55, inciso II e § 1º da Constituição Federal), Câmara dos Deputados.
Congresso Nacional, em 15 de dezembro de 2004.
Deputado João Paulo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados.
Senador José Sarney, Presidente do Senado Federal.
Isso é o que deve valer para esta Casa, mas o mau hábito de se reunirem Líderes para mudar as coisas já modificou esse Ato, de forma que haverá sessão até o dia 21. Depois de a Câmara dos Deputados rejeitar o aumento de 1% do repasse do Fundo de Participação dos Municípios - o que é uma vergonha -, pedirei verificação de quorum em todas as matérias que vierem ao plenário tanto hoje como em qualquer dia. Ficarei aqui de plantão para ver se realizam sessão sem o número mínimo de Senadores como, infelizmente, é hábito nesta Casa. Mas não o farão, porque seria rasgar um Ato Convocatório dos Presidentes das duas Casas, o que é muito feio para o Parlamento brasileiro.