Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de agradecimento pela eleição do orador como representante do Senado no Conselho da República.

Autor
Alberto Silva (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Alberto Tavares Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Discurso de agradecimento pela eleição do orador como representante do Senado no Conselho da República.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2004 - Página 43745
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, ELEIÇÃO, ORADOR, REPRESENTANTE, SENADO, CONSELHO DA REPUBLICA.

O SR. ALBERTO SILVA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não sei como começar estas minhas palavras a não ser agradecendo, em primeiro lugar, a Deus a oportunidade de ter-me trazido até aqui. Estive três vezes aqui, no Congresso Nacional: duas vezes como Senador e uma como Deputado. Fui duas vezes Governador do meu Estado; duas vezes Prefeito. Também fui presidente de algumas empresas brasileiras. Deus permitiu que, no meio dos representantes do Brasil inteiro, o Presidente desta Casa, Senador José Sarney, tomasse a iniciativa de indicar o meu nome para o alto cargo de Conselheiro da República no lugar do mestre consagrado da economia brasileira, que conheci - assim como V. Exª - à época da Sudene, quando ele, com sua brilhante inteligência, conduziu os destinos da nossa região. V. Exª aponta o meu nome para substituir Celso Furtado. Eu não diria que seja uma bondade de V. Exª, que conhece como ninguém este País. Quando fui Governador, V. Exª era Presidente. Em outras ocasiões, eu era Prefeito, e V. Exª, um jovem Deputado, que ia à Parnaíba. O Brasil inteiro, Senador José Sarney, presta homenagem ao homem público que foi V. Exª.

Lembro-me bem daquela época da UDN, quando V. Exª era um dos que comandava aquela plêiade de jovens Deputados, que deram tanto exemplo ao País. V. Exª, depois de ter sido Governador do Maranhão por duas vezes e de ter ocupado inúmeros cargos neste País, inclusive o cargo máximo de Presidente da República - agora é Presidente desta Casa -, indica o meu nome. Agradeço - repito - em primeiro lugar, a Deus, e a V. Exª pela idéia e pela iniciativa de indicar o meu nome.

Agradeço aos nobres Pares pelas palavras generosas com que confirmaram seus votos. Direi a eles, ao País e a V. Exª, Presidente José Sarney, que não decepcionarei esta Casa, superiormente dirigida por V. Exª, nem o Brasil.

Sei que substituir Celso Furtado não é fácil, mas Deus nos dá forças para ocupar cargos para os quais, na Sua sabedoria, em determinado momento de nossas vidas, põe-nos gigantes. E V. Exª foi o mensageiro d’Ele, indicando-me para o alto cargo de substituir Celso Furtado. E o Brasil espere que não decepcionarei o povo brasileiro, nem esta Casa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2004 - Página 43745