Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do prefeito da cidade de São Caetano do Sul, Luiz Olinto Tortorello.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do prefeito da cidade de São Caetano do Sul, Luiz Olinto Tortorello.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2004 - Página 44064
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PREFEITO, MUNICIPIO, SÃO CAETANO DO SUL (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Dá para respirar melhor em pé. Obrigado pelo carinho e pela atenção. Espero suportar.

O Prefeito Luiz Olinto Tortorello exerceu o mandato por três legislaturas, tinha 67 anos e é pai de um Deputado Estadual, que provavelmente será o Secretário de Esportes do Prefeito José Serra, Marquinho Tortorello. Ele morreu de insuficiência respiratória por infecção pulmonar no Hospital Albert Einstein. Tortorello sempre foi um prefeito firme nas suas decisões, chegou a pertencer aos quadros do PFL e por várias vezes tivemos contatos pessoais.

Eu teria um agradecimento especial a ele, Senador Mão Santa, porque certo dia, eu candidato a Senador na última legislatura, ele me convidou para tomar um café em seu gabinete. Fez presentes todos os secretários municipais, saudou-os e disse que poderia retirar-se quem não me quisesse apoiar. Todos ficaram em silêncio, concordaram com ele, que falou: “Foi muito bom porque senão eu teria que demitir”. Veja V. Exª a simpatia e o carinho com que ele tratou este Senador durante o seu mandato.

Não vou ocupar muito o tempo porque são cinco minutos, mas não poderia deixar de enaltecer o reconhecimento principalmente dos Prefeitos da região do ABC.

O ABC é uma região economicamente forte. E São Caetano, por várias vezes, teve o melhor IDH do País, na administração de Tortorello. Ele sempre conseguiu eleger o seu substituto pela força que possuía junto à população. Em 2000, foi eleito com 78% dos votos, reconhecimento de toda a sociedade. Ele tinha também um bom apoio da Câmara Municipal. As empresas de primeira linha, de ponta, tinham por ele um grande respeito. Cito o Prefeito Gil, do PT, que se manifestou com pesar. Na realidade, todos se manifestaram. Citarei, também, a Prefeita de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares, por ser uma mulher dos quadros do PT. S. Sª disse:

Tivemos, nesses dois mandatos como prefeito, uma relação muito respeitosa e cordial, trabalhando juntos pela integração regional. Deixo aos familiares, amigos e munícipes de São Caetano, nossos sentimentos”.

Era objetivo de Tortorello promover a integração da região, o que é uma dificuldade, visto que existem problemas para se congregarem valores para fazer obras que possam atender toda a região. E esse sempre foi um objetivo do Prefeito Tortorello.

Cito também a manifestação do Vice-Presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, em São Caetano:

Foi um grande administrador: ditou regras, estabeleceu referências administrativas. Não é por acaso que a cidade está em primeiro lugar no IDH e em outros índices que avaliam a qualidade de vida”.

Citaria também André Beer, que foi presidente da GM e, hoje, é Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Caetano, e vários Deputados do PT e do PTB, Partido ao qual pertencia.

Portanto, com muitas saudades, deixamos aqui nossas condolências à família de Luiz Olinto Tortorello e ao povo de São Caetano, sem deixar de lembrar que o São Caetano Esporte Clube só se destacou no cenário esportivo brasileiro e internacional pela dedicação do Prefeito Tortorello.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2004 - Página 44064