Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Fase de ascensão do Pólo Industrial de Manaus. Comentários a retrospectiva da revista Veja sobre o ano 2004.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Fase de ascensão do Pólo Industrial de Manaus. Comentários a retrospectiva da revista Veja sobre o ano 2004.
Publicação
Publicação no DSF de 22/12/2004 - Página 44432
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CONFIRMAÇÃO, EFICACIA, DESENVOLVIMENTO, POLO INDUSTRIAL, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), INCENTIVO, CRESCIMENTO, EMPREGO, REGIÃO AMAZONICA.
  • ELOGIO, POLITICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, GOVERNO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) -

O Pólo Industrial de Manaus Vive Fase

de Ascensão

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, no cenário nacional, caracterizado por desemprego ou ao menos por dificuldades na geração de oportunidades de trabalho, Manaus e algumas regiões do Amazonas escapam desse quadro recessivo. Como mostra matéria publicada na Folha de S.Paulo, edição de 19 de dezembro de 2004, são numerosos os profissionais do Sul e do Sudeste que hoje trabalham na Amazônia, a maioria em cargos de liderança.

A criação de vagas está em ascensão desde o final do ano passado, diz o jornal paulista, que localizou alguns desses profissionais, contratados por empresas do Amazonas, como a carioca Ana Carla Barreto, hoje dirigindo um hotel de selva, ou o médico especialista em UTI, Balbino Mendonça Filho.

Não tenho a menor dúvida em sustentar que esse quadro otimista no Amazonas se deve à pujança e ao êxito do modelo do Pólo Industrial de Manaus. Nada parecido com a administração do Governo petista, que até hoje, decorridos dois anos, não criou os empregos prometidos.

Um pouco mais de um terço dos empregos no Pólo Industrial de Manaus foram criados a partir do final de 2003, graças à orientação do Governo Fernando Henrique Cardoso, que assegurou condições favoráveis ao crescimento do Amazonas, dentro de uma visão ampla que merecia ser copiada, em outros setores, pelo atual Governo. No Pólo Industrial de Manaus há atualmente 90 mil empregos e a economia local continua em crescimento.

A matéria da Folha de S.Paulo acrescenta que, do total dos trabalhadores empregados no Pólo, 2% a 3% são ocupados por técnicos originários do Sul ou do Sudeste. E desse percentual, cerca de 40% a 50% ocupam posições de comando e liderança.

Outro assunto, Sr. Presidente, que quero abordar é o seguinte:

Nas Retrospectivas da Imprensa, Toda

a Conduta Pessoal e os Hábitos de Lula

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a conduta do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em diferentes momentos desses seus primeiros dois anos de Governo, não ficou indiferente às análises da imprensa brasileira. Nem mesmo nas habituais retrospectivas que os veículos de comunicação costumam publicar nos finais de ano.

A revista Veja, em sua edição com data de capa de 22 de dezembro de 2004, traz uma dessas matérias, referindo-se ao que teria sido o bom ano de Lula. Além disso, refere-se aos principais tropeços do Presidente, inclusive quanto aos seus hábitos pessoais. A retrospectiva vai anexa a este pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado da República, como subsídio para uso do historiador do amanhã.

Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matéria referida:

”2004 o ano em que o verbo correu solto”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/12/2004 - Página 44432