Discurso no Senado Federal

Observância de um minuto de silêncio em homenagem à missionária Dorothy Stang.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Observância de um minuto de silêncio em homenagem à missionária Dorothy Stang.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2005 - Página 33
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PARTICIPANTE, IGREJA CATOLICA, MISSÃO, REGIÃO AMAZONICA, VITIMA, HOMICIDIO, LUTA, DIREITOS, PRODUTOR RURAL, SEM-TERRA, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

           O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Regimentalmente, Sr. Presidente, hoje, não deveríamos tratar de qualquer outro assunto que não fosse a eleição da Mesa, mas as circunstâncias excepcionais e a triste tragédia ocorrida no Pará fazem com que tenhamos a necessidade, no Senado, de tomarmos algumas iniciativas.

           Foi encaminhado à Mesa pelos Senadores Tião Viana, Ana Júlia Carepa, Sibá Machado, Senador Romeu Tuma, eu próprio e diversos outros Senadores, um requerimento de pesar pela morte, por assassinato, da Irmã Dorothy Stang, natural de Ohio, Estados Unidos, há 37 anos no Brasil, já cidadã brasileira, que lutou por toda a sua vida junto aos pequenos produtores rurais e trabalhadores sem terra.

           Eis que em Anapu, localidade próxima de Altamira, a 777 quilômetros de Belém, a missionária de 73 anos, Dorothy Stang, foi assassinada com três tiros em uma emboscada ocorrida numa estrada de terra. Ela estava acompanhada de dois trabalhadores rurais e tinha nas mãos aquilo que considerava a sua proteção: a Bíblia Sagrada.

           Sr. Presidente, também por iniciativa do Relator da CPMI da Terra, Deputado João Alfredo, e conforme o Senador Alvaro Dias, Presidente da CPMI da Terra, acaba de me informar, é importante que o Senado e o Congresso Nacional se façam representar no enterro, amanhã, da Irmã Dorothy Stang.

           Sr. Presidente, proponho que façamos um minuto de silêncio em homenagem à missionária Dorothy Stang, também como sugestão do 1º Vice-Presidente, Senador Tião Viana, e que V. Exª, juntamente com o Presidente da Câmara dos Deputados, designe uma missão do Senado e da Câmara, inclusive da CPMI da Terra, para nos representar. Disponho-me, inclusive, a estar presente no enterro, amanhã, da missionária Dorothy Stang.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2005 - Página 33