Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento ao Governo Federal, em nome da comunidade de Criciúma, por aparelho destinado ao setor de radioterapia do Hospital São José.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Agradecimento ao Governo Federal, em nome da comunidade de Criciúma, por aparelho destinado ao setor de radioterapia do Hospital São José.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2005 - Página 5168
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, AGRADECIMENTO, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ATENDIMENTO, HOSPITAL, MUNICIPIO, CRICIUMA (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), DOAÇÃO, EQUIPAMENTOS, RADIOTERAPIA.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu estava inscrito para falar pela Liderança da Minoria, mas, em função de uma sessão em homenagem ao nosso querido e saudoso Luís Eduardo Magalhães, a ser realizada agora, quero deixar apenas registrado nos Anais desta Casa um agradecimento ao Governo Lula, justamente na área da Saúde.

Muitas e muitas vezes eu venho à tribuna fazer críticas. Agora, deixo registrado um agradecimento, porque o Lula e o Ministério da Saúde nos atenderam. Nós pedimos um aparelho para o setor de radioterapia do Hospital São José, em Criciúma, e fomos atendidos. E, em nome do Deputado Clésio Salvaro, de Santa Catarina, e da comunidade de Criciúma, que tanto pediu esse aparelho, deixo meus agradecimentos registrados nos Anais desta Casa.

Sr. Presidente, peço que seja dado como lido o restante do meu discurso.

Agradeço, Sr. Presidente, pela atenção.

 

***********************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR LEONEL PAVAN.

************************************************************************************************

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com apoio de Pavan SUS Credencia setor de radioterapia do Hospital São José em Criciúma.

A partir de hoje (15/3), de acordo com a portaria 140 do Ministério da Saúde, o setor de radioterapia do Hospital São José em Criciúma, passa a ser credenciado pelo SUS, Sistema Único de Saúde. Com isso o hospital pode atender a população do sul do Estado. Hoje cerca de 100 pacientes da região são obrigados a viajar 240 quilômetros até Florianópolis ou 290 quilômetros até Porto Alegre, para fazer o tratamento contra o câncer. Com o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, esses pacientes passam a ser atendidos na região o que, evitará não só o desconforto da viagem, para quem já sofre com a doença, mas também acaba com o custo da passagem, alimentação e hospedagem. O hospital São José cumpriu todas as exigências do INCA, Instituto Nacional do Câncer, que já havia concedido ao hospital o título de Centro de Alta Complexidade em Oncologia.

Desde 1995, a direção do Hospital São José investiu mais de R$2 milhões em novas instalações e equipamentos para o tratamento de combate ao câncer. Só o equipamento de radioterapia custou US$600 mil. Hoje 420 pessoas já fazem quimioterapia no hospital e com o credenciamento, continuarão o tratamento em Criciúma agora no setor de radioterapia do Hospital São José.

O processo de credenciamento do hospital foi acompanhado de perto pelo vice-Presidente Nacional do PSDB, Senador Leonel Pavan, (SC), e pelo deputado estadual Clésio Salvaro, líder do PSDB na Assembléia de Santa Catarina. Os tucanos falaram pessoalmente com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Dr. Jorge Sola, e mostraram a importância do setor de radioterapia para a população da região. “O credenciamento junto ao SUS, beneficia uma população de mais de 800 mil pessoas. Todo o sul do Estado de Santa Catarina. “O que fizemos, eu e o deputado Salvaro, foi fazer com que o Dr Jorge Sola, se colocasse no lugar de quem luta contra o câncer, que depois de passar por um tratamento violento como é a quimioterapia, é obrigado a ficar longe da família para fazer a radioterapia e completar o tratamento, sendo obrigado ainda a pagar as custas da viagem e hospedagem para a capital. O credenciamento aliviará o sofrimento de quem luta para vencer o câncer”,declarou Pavan.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2005 - Página 5168