Fala da Presidência durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do Deputado Luís Eduardo Magalhães, na data de seu quinquagesimo aniversário.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do Deputado Luís Eduardo Magalhães, na data de seu quinquagesimo aniversário.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2005 - Página 5191
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, LUIS EDUARDO MAGALHÃES, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DA BAHIA (BA), EX PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Agradeço a V. Exª.

Srªs e Srs. Senadores, Victor Hugo afirmou, certa vez, existir “um espetáculo mais grandioso que o mar e o céu, que é o interior da alma”. O Senador Arthur Virgílio, há pouco, em brilhante pronunciamento, fez esse mesmíssimo raciocínio.

Somente quando conhecemos personalidade como a do saudoso Deputado Luís Eduardo Magalhães, que nos deixou, prematuramente, em 21 de abril de 1998, aos 43 anos de idade, é que podemos avaliar a dimensão exata do significado dessa frase.

Luís Eduardo era a pessoa que todos gostariam de ter sempre ao lado; alguém que, ainda na primeira hora, qualquer que fosse a dificuldade, chegaria disposto a ajudar.

Liderança respeitada, teve influência na formação de outros Líderes, tanto em seu Estado, a Bahia, quanto no País.

De personalidade compreensiva, dava orgulho, como disse, tê-lo por perto. Sabedoria política o levou naturalmente a exercer importantes cargos na vida pública.

Luís Eduardo Magalhães nasceu em 16 de março de 1955, em Salvador, e hoje completaria 50 anos. Iniciou a carreira política como Deputado Estadual. Logo cedo, deixou clara sua vocação para a atividade política.

Com o tempo, mostrou-se um especialista em ouvir a todos com atenção, relacionar-se bem mesmo com os adversários, sempre com posições firmes, bom humor e presença de espírito. Essas foram as suas marcas na política brasileira.

Em 1986, elegeu-se Deputado Federal, com 138 mil votos, a maior votação da Bahia naquele pleito. Foi o primeiro de três mandatos de Luís Eduardo na Câmara dos Deputados, onde se sobressaiu como personagem do primeiro plano da política nacional.

Em fevereiro de 1995, assumia a Presidência da Câmara dos Deputados aos 39 anos de idade. Desejava contribuir - e efetivamente contribuiu muito - para o desafio de transformar o Brasil.

O Deputado Luís Eduardo Magalhães nos deixou no momento mais importante da sua carreira política, quando iniciava a campanha para o Governo da Bahia e era considerado um nome muito forte para a sucessão presidencial.

Seu prematuro desaparecimento comoveu o País e deixou mais pobre a vida política brasileira. Ficou o exemplo de espírito público, de pessoa afável e de fácil relacionamento, de um político hábil, honesto e competente.

Infelizmente, a vida também nos submete a muitas tristezas. E já o disse aqui com todas as letras e lágrimas o Senador Antonio Carlos Magalhães. E, por isso, estamos aqui hoje para celebrar a memória de um grande brasileiro, por seu notável saber e sua consciência de homem lúcido, hábil e tolerante.

Seja onde estiver, Senador Luís Eduardo Magalhães, aceite nossas sinceras homenagens, as sinceras homenagens. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2005 - Página 5191