Questão de Ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita a Mesa, esclarecimentos sobre providências adotadas para que o Senado cumpra suas funções constitucionais, como de sabatinar os indicados para integrar o Conselho Nacional de Justiça - CNJ e para que faça as indicações devidas, atendendo a pedido do Presidente do STJ, Ministro Edson Vidigal.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Solicita a Mesa, esclarecimentos sobre providências adotadas para que o Senado cumpra suas funções constitucionais, como de sabatinar os indicados para integrar o Conselho Nacional de Justiça - CNJ e para que faça as indicações devidas, atendendo a pedido do Presidente do STJ, Ministro Edson Vidigal.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2005 - Página 5203
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, PROVIDENCIA, GARANTIA, SENADO, INDICAÇÃO, INTERPELAÇÃO, NOME, COMPOSIÇÃO, CONSELHO NACIONAL, JUSTIÇA.
  • DEFESA, EMPENHO, SENADO, CUMPRIMENTO, PRAZO, DEFINIÇÃO, CRITERIOS, INDICAÇÃO, ESCOLHA, NOME, COMPOSIÇÃO, CONSELHO NACIONAL, JUSTIÇA.
  • INFORMAÇÃO, IMPORTANCIA, ANUNCIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), UNIÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CAMPANHA, DESARMAMENTO, SOLICITAÇÃO, POPULAÇÃO, APOIO, PROIBIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, ARMA DE FOGO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estou inscrito para uma comunicação inadiável, mas também gostaria de torná-la uma questão de ordem.

No dia 7 de março, *a imprensa noticiou que o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Edson Vidigal, solicitou a V. Exª, Presidente Renan Calheiros, pressa na aprovação dos nomes que irão integrar o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, órgão que, de acordo com a Emenda à Constituição nº 45, que trata da reforma do Poder Judiciário, deverá realizar o controle externo do Judiciário.

Cabe ao Superior Tribunal de Justiça indicar três magistrados para compor o colegiado de 15 membros. O Ministro Edson Vidigal informou que, desde o ano passado, os membros do Tribunal indicaram os magistrados que devem ser sabatinados pelo Senado.

O apelo do Ministro prende-se ao fato de que, se, até o dia 8 de maio, os membros do Conselho Nacional de Justiça não forem indicados, caberá ao Presidente do Supremo Tribunal Federal fazê-lo. O Supremo Tribunal Federal, que também deve indicar três nomes, até o momento, só indicou o nome do Ministro Nelson Jobim.

O Ministro Edson Vidigal disse o seguinte:

            (...) Nós queremos deixar um registro público, para que o país inteiro fique sabendo que o Superior Tribunal de Justiça já indicou os magistrados e defende que eles sejam sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e os nomes aprovados sejam encaminhados ao Presidente da República.

Sr. Presidente, solicito a V. Exª que nos dê um esclarecimento sobre os esforços que, como Presidente, está realizando, para que o Senado cumpra suas funções constitucionais, como a de sabatinar os indicados, e para que façamos as indicações que nos são devidas. Entendo que há indicações a serem feitas pelo próprio Supremo Tribunal Federal, pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Senado.

Informou-me hoje o Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Antonio Carlos Magalhães, ter solicitado ao Relator da matéria, Senador Jefferson Péres, que apressasse a elaboração dos critérios para a designação dos que serão indicados.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania deverá tomar as providências necessárias, para que, em tempo hábil, possamos cumprir nosso dever constitucional de sabatinar os indicados, bem como o objetivo do Senado, ao aprovar uma reforma tão significativa e importante. Falta, ainda, a indicação dos próprios Senadores, que precisa ser feita no tempo adequado.

Finalmente, Sr. Presidente, quero concluir com uma observação que sei que é do interesse de V. Exª. Hoje, o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, irão se unir na campanha pelo desarmamento, pedindo à população que vote pela proibição da comercialização das armas de fogo no referendo marcado para o dia 2 de outubro, o que tem muito a ver com os esforços de V. Exª. Trata-se de uma iniciativa positiva de ambos os Presidentes, o atual e o que o precedeu.

Mas lhe agradeço se V. Exª esclarecer a respeito de sua resposta quanto ao apelo do Ministro Presidente do STJ, Edson Vidigal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2005 - Página 5203