Pronunciamento de Almeida Lima em 17/03/2005
Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagens pelo transcurso do aniversário da cidade de Aracajú. Visita, amanhã, do Presidente Lula à capital de Sergipe.
- Autor
- Almeida Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
- Nome completo: José Almeida Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagens pelo transcurso do aniversário da cidade de Aracajú. Visita, amanhã, do Presidente Lula à capital de Sergipe.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/03/2005 - Página 5260
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, SESQUICENTENARIO, MUNICIPIO, ARACAJU (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), IMPORTANCIA, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXPECTATIVA, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, AMBITO ESTADUAL.
O SR. ALMEIDA LIMA (PSDB - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com alegria, venho à tribuna desta Casa para anunciar ao País os 150 anos, o sesquicentenário da minha querida cidade, capital de todos os sergipanos, Aracaju.
No dia 17 de março de 1855, nascia a nossa querida cidade, já com a esperança, já com a missão de ser a capital de todos os sergipanos. Anteriormente, a sede era no Município de São Cristóvão. Portanto, hoje é um dia de alegria para os aracajuanos e para todos os sergipanos.
Essa cidade nasceu e cresceu, é ainda jovem, pujante, bela, desenvolvida e, acima de tudo, é uma cidade que tem uma população extremamente acolhedora, alegre, de bem com a vida e que, com certeza, sabe prestigiar e acolher não apenas os seus filhos, mas todos aqueles, brasileiros ou não, que para Aracaju se transferem, que ali se instalam e que procuram levar, com dignidade, uma vida saudável. Aracaju sempre soube receber, sempre soube agraciar os seus filhos e todos aqueles que para lá se dirigem.
No dia de hoje, recebi do cerimonial da Presidência da República a comunicação de que amanhã, a partir das 11 horas, Aracaju receberá a visita de Sua Excelência o Presidente da República.
Por certo, embora em um momento incômodo para Sua Excelência e para aquele povo, sobretudo diante das decisões de Governo que não acalentam, que não atendem aos sonhos dos sergipanos e dos aracajuanos, a exemplo da decisão já tomada, que contraria os interesses do Estado, da instalação da refinaria, sobretudo diante da decisão de, a todo custo, de forma contrária aos interesses do Estado de Sergipe e de outros Estados, promover a transposição das águas do rio São Francisco.
Tenho certeza de que o povo de Aracaju, apesar de contrariado e incomodado, considerando até mesmo indesejável a visita no momento, saberá compreender. Desejo que, no dia de amanhã, Sua Excelência o Presidente da República, sempre bem recebido em nosso Estado, sempre o mais votado naquelas terras, sobretudo em Aracaju, diante da alegria do povo, em um momento ímpar de nossa história, quando a capital completa 150 anos de existência, aproveite a oportunidade para anunciar a instalação da refinaria, que aproveite a alegria para dizer aos sergipanos e, por via de conseqüência, aos baianos, alagoanos e pernambucanos, que, em boa hora, entendeu que a transposição das águas do rio São Francisco, sem a prévia revitalização, é um equívoco e que o Governo vai revogar isso.
E não apenas isso. Tenho certeza, Sr. Presidente e Srs. Senadores, de que Sua Excelência o Presidente da República, neste momento de alegria em Aracaju, ao lado de companheiros do Partido dos Trabalhadores, do Prefeito de Aracaju, Sr. Marcelo Deda, e do Presidente da Petrobras, o ex-Senador José Eduardo Dutra, que sempre contaram com o apoio popular, anunciará a liberação de recursos a fim de remover o sofrimento de nosso povo, sobretudo do homem do semi-árido do sertão sergipano, que, abatido com as enchentes do ano passado, até a presente data não foi socorrido.
Tenho certeza absoluta de que Sua Excelência o Senhor Presidente da República, ao visitar Aracaju em um momento de alegria, não decepcionará nosso povo e determinará a retomada das obras de ampliação das rodovias BR-101 e BR-235, no sentido de levar ao povo uma parcela de infra-estrutura que propiciará o desenvolvimento.
Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento de alegria e de festividade, envio, da tribuna do Senado Federal, minhas homenagens ao querido povo de Aracaju, cidade de que fui prefeito durante os anos de 1994, 1995 e 1996, contribuindo para o seu embelezamento e desenvolvimento econômico, social e demográfico. Enfim, neste momento, registro a esperança e a certeza de que Sua Excelência o Senhor Presidente da República, no dia de amanhã, embora em um momento incômodo pelas decisões tomadas, mas refletindo em segundo momento, vai revogar as decisões que consideramos injustas e vai anunciar verdadeiros atos de governo que venham, aí sim, homenagear nosso povo.
Muito obrigado, Sr. Presidente.