Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Iniciativa do PFL em fazer uma enquête com os internautas sobre quais dos atuais ministros deveriam deixar o cargo, a propósito da discussão da reforma ministerial. (como Líder)

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Iniciativa do PFL em fazer uma enquête com os internautas sobre quais dos atuais ministros deveriam deixar o cargo, a propósito da discussão da reforma ministerial. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2005 - Página 5263
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PESQUISA, INTERNET, INICIATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), DIVULGAÇÃO, RESULTADO, OPINIÃO, POPULAÇÃO, REFORMULAÇÃO, MINISTERIO, GOVERNO FEDERAL, OBJETIVO, CESSAÇÃO, DUVIDA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todo País vem acompanhando, desde de setembro do ano passado, a discussão sobre a reforma ministerial - talvez a mais longa que o nosso País conheceu.

Inicialmente a reforma ministerial visava um melhor funcionamento do Governo, tornando-o mais executivo. A reforma agilizaria diversos programas paralisados. Sr. Presidente, com a demora de seis meses, a melhoria do funcionamento ministerial foi esquecida. Hoje, ninguém fala nisso. Agora só se fala no “QI” do futuro Ministro, isto é, “Quem Indicou”. Por exemplo, se um membro do PP pretende ser ministro, discute-se se quem vai indicá-lo é o Líder do Partido ou se é o Presidente Severino Cavalcanti - parece que ficou decidido que vai ser o Presidente Severino Cavalcanti. Se o pretendente é membro do PMDB, então se discute se a indicação será do Presidente Renan Calheiros, ou do Líder do PMDB; aparentemente é do Presidente Renan Calheiros. E assim essa reforma vai andando sem que se consiga levá-la a cabo.

Diariamente a imprensa menciona os Ministros que estão praticamente escolhidos. Aliás, a mídia tem sido superpaciente, uma vez que, por seis meses, tem dedicado duas páginas à reforma ministerial. Se multiplicarmos 180 dias por duas páginas dedicadas à matéria, são 360 páginas de jornal somente sobre a reforma ministerial! O que vai acontecer? O Governo tem 36 Ministros, e há uma pasta vaga, que é o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, portanto 35 Ministérios estão ocupados. Parece que o Governo pretende tirar dois Ministros e nomear três. Então, é uma reforma mínima para tanta demora. Mas o fato é que ninguém quer sair. Aliás, o Senador Aloizio Mercadante disse, há quinze dias, que o grande nó da reforma é que todo o mundo quer entrar e ninguém quer sair. Essa é que é a verdade.

Assim, Sr. Presidente, resolvemos saber, no site do PFL, a opinião do internauta sobre qual dos 36 Ministros do Governo Lula deveria ser demitido. Fiz essa pergunta apenas segunda-feira à noite. Já havia pensado nela anteriormente, mas eu achava que o Presidente escolheria o Ministro rapidamente e que a minha pergunta ficaria sem sentido. Mas não houve escolha ainda.

Fiquei surpreso com o número de votos: 978 em dois dias. Um número acima do que esperávamos. Na lista, consta o nome de 36 Ministros. Vou dizer o nome dos cinco últimos, ou seja, daqueles que a população deseja não ver demitido. São eles: José Fritsch, Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca; o General Jorge Armando Félix; Álvaro Augusto Ribeiro Costa, Ministro da Advogacia-Geral da União; Nilcéa Freire; e o Ministro Jacques Wagner. Na realidade, são Ministros que ninguém conhece, excetuando o Ministro Jacques Wagner, que já foi detentor de outras pastas. As pessoas votam naquele que conhecem.

Vou citar agora o nome dos cinco Ministro mais votados. O Ministro Amir Lando, nosso companheiro aqui do Senado, está em primeiro lugar, certamente, porque todos os jornais já dizem que ele vai ser demitido. E as pessoas gostam de acertar. Então, como ele já está demitido, as pessoas votam nele. Em segundo lugar, o Ministro José Dirceu, um dos mais conhecidos, que aparece mais na mídia. Em terceiro, a Ministra Dilma Rouseff. Até considero injusta a demissão dela. Em quarto, vem o Ministro Tarso Genro. Considero que, pelo que S. Exª propõe para a agricultura, está bem merecido. Em quinto, o Ministro Ricardo Berzoini, que ontem mesmo foi vaiado na Câmara e esteve envolvido na questão dos velhinhos. Então, ele aparece em qualquer lista.

Faço um apelo para que a população continue votando. Nós vamos manter o site aberto até o final da reforma ministerial. Portanto, pelo menos até depois da Semana Santa, todos podem votar. É somente acessar o site do PFL - www.pfl.org.br - e colaborar para que o Presidente Lula saia desse estado de hesitação em que está há seis meses.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOSÉ JORGE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Na sua opinião, quais dos 36 ministros do Governo Lula devem ser demitidos?”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2005 - Página 5263