Pronunciamento de Almeida Lima em 18/03/2005
Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comentários ao artigo "A diplomacia da megalomania", do jornalista Elio Gaspari, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 16 do corrente.
- Autor
- Almeida Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
- Nome completo: José Almeida Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Comentários ao artigo "A diplomacia da megalomania", do jornalista Elio Gaspari, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 16 do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/2005 - Página 5414
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, POLITICA EXTERNA, GOVERNO BRASILEIRO.
O SR. ALMEIDA LIMA (PSDB - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “A diplomacia da megalomania”, publicado no jornal Folha de S.Paulo, de 16 de março do corrente. No artigo, o jornalista Elio Gaspari, comenta a política externa oficial do governo do PT.
O discurso promete uma política orientada para o desenvolvimento social mas que alcançou somente dois resultados: a banalização de reuniões presidenciais e a profusão de viagens. Resultados? “Depois que Lula visitou Pequim, em abril de 2004, os chineses ganharam um refresco comercial. Suas exportações para o Brasil cresceram 83% em um ano. A importação de móveis aumentou 96%. Nos dois primeiros meses de 2005 as vendas chinesas cresceram 55%, enquanto as brasileiras ficaram em 5,5%, muito abaixo do aumento médio das exportações nacionais”.
E mais, “...azedou a relação com a Argentina, foi deixado meio de lado pelos presidentes Ricardo Lagos, do Chile, e Vicente Fox, do México. Não conseguiu que o presidente Tabaré Vazques retirasse a candidatura de um diplomata uruguaio conservador e pró-americano à direção da Organização Mundial do Comércio. Fechou uma aliança com o coronel Hugo Chávez e com o comandante Fidel Castro”.
Para concluir, Sr. Presidente, requeiro que a reportagem acima citada seja dada como lida e que seja considerada como parte deste pronunciamento.
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALMEIDA LIMA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)
*************************************************************************
Matéria referida:
“A diplomacia da megalomania.”