Pronunciamento de Antero Paes de Barros em 18/03/2005
Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comentários ao artigo "O Fome Zero da Educação: revelada mais uma farsa", de autoria do Sr. Reinaldo Azevedo, disponível na página eletrônica da revista Primeira Leitura.
- Autor
- Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
- Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ENSINO SUPERIOR.:
- Comentários ao artigo "O Fome Zero da Educação: revelada mais uma farsa", de autoria do Sr. Reinaldo Azevedo, disponível na página eletrônica da revista Primeira Leitura.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/2005 - Página 5423
- Assunto
- Outros > ENSINO SUPERIOR.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, PRIMEIRA LEITURA, INTERNET, ANALISE, PESQUISA, AUTORIA, ENTIDADE, ENSINO SUPERIOR, DADOS, AVALIAÇÃO, SISTEMA, COTA, RAÇA, RENDA, FAMILIA, ALUNO, UNIVERSIDADE FEDERAL, CONCLUSÃO, INEFICACIA, POLITICA, COMBATE, DESIGUALDADE SOCIAL.
O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna nesse momento para comentar o artigo intitulado “O Fome Zero da Educação: revelada mais uma farsa”, de autoria do Sr. Reinaldo Azevedo, publicado na página da revista Primeira Leitura na internet, de 15 de março do corrente.
O autor analisa a pesquisa promovida pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Segundo os resultados, a metade dos estudantes das universidades federais vem das camadas C, D e E, e a proporção de negros e pardos nessas instituições é semelhante ao do perfil racial brasileiro registrado pelo IBGE. O levantamento ouviu 34 mil alunos das 47 universidades federais e mostra que 42,8% dos estudantes têm renda familiar de até R$927 e que 46,2% fizeram o ensino médio em escolas públicas. Os dados revelam, além do verdadeiro perfil dos universitários brasileiros, mais uma farsa do governo petista.
“Mais uma vez, uma política oficial anunciada como a correção de desigualdades seculares cai no ridículo”.
Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.
Era o que eu tinha a dizer.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“O Fome Zero da Educação: revelada mais uma farsa.”