Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações ao editorial "Aprendendo com a polícia cubana", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 06 do corrente.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA NACIONAL.:
  • Considerações ao editorial "Aprendendo com a polícia cubana", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 06 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2005 - Página 5427
Assunto
Outros > SEGURANÇA NACIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, ACORDO, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), SERVIÇO SECRETO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, TREINAMENTO, AGENTE, BRASILEIROS, QUESTIONAMENTO, FALTA, DEMOCRACIA, GOVERNO ESTRANGEIRO.

O SR. TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o editorial do jornal O Estado de S. Paulo, intitulado “Aprendendo com a polícia cubana”, publicado no dia 06 de março do corrente.

O editorial mostra mais uma incoerência do governo do PT. Aquele que defende a livre empresa, que busca ampliar as oportunidades de comércio para o Brasil, que pretende ser democrático, e que agora assume um programa de intercâmbio entre a Abin e o DGI, o serviço secreto cubano. O acordo assinado, pressupõe o treinamento de agentes brasileiros. Entretanto parece contraditório pois a maneira de agir e os interesses de um serviço secreto de um governo ditatorial não são os mesmos de um governo democrático.

O Presidente Lula erra quando deixa de enfatizar os valores da liberdade e da democracia e vai além, busca aperfeiçoar uma agência brasileira através de organismos especializados em controle social e delação.

Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TEOTONIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Aprendendo com a polícia cubana.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2005 - Página 5427