Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a Xapuri/AC pelo transcurso de cem anos de sua transformação em cidade.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (S/PARTIDO - Sem Partido/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem a Xapuri/AC pelo transcurso de cem anos de sua transformação em cidade.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2005 - Página 5827
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, XAPURI (AC), ESTADO DO ACRE (AC), CONGRATULAÇÕES, POPULAÇÃO.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Sem Partido - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há 100 anos, um dos locais mais aprazíveis do meu querido Estado do Acre era elevado à categoria de cidade. Se eu mencionar o nome de Xapuri, talvez não desperte a atenção do Senador Heráclito Fortes. S. Exª não tem a obrigação de, num País com mais de cinco mil Municípios, lembrar-se daquela cidade.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Mas Xapuri é muito conhecida.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Sem Partido - AC) - Mas posso dizer que é a terra onde viveu e morreu Chico Mendes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª quer que eu fale de Xapuri antes ou depois?

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Sem Partido - AC) - V. Exª pode falar quando quiser.

Posso dizer que é a terra onde viveu e morreu Chico Mendes, a terra onde nasceu Adib Jatene, figura da maior expressão pública deste País. O Presidente Lula dizia que, quando chegasse ao poder, gostaria de ter uns vinte Ministros da estatura de um Adib Jatene. Dessa forma, todos saberiam a que cidade estou me referindo.

            Assim como o Senador Paim, de forma emocionada, se dirigiu aos seus patrícios de Porto Alegre na oportunidade em que aquele grande Estado do Sul festeja mais um ano de existência, eu estava aqui há algum tempo, esperando pacientemente, para festejar com Xapuri, com as suas autoridades, com aquela população querida e acolhedora, com as pessoas simples que estão hoje, legitimamente, festejando uma data importante para eles e para todos os acreanos.

            Faz 100 anos que aquele local foi alçado à categoria de cidade, Senador Heráclito Fortes. V. Exª já revelou que é profundo conhecer de Xapuri e do meu Estado.

            Não pretendo tomar muito tempo de V. Exªs. Não queria deixar passar esta oportunidade de festejar com meus patrícios, com minhas irmãs e com meus irmãos de Xapuri uma data tão importante. Esse Município já foi o maior exportador de borracha deste País. Exportava anualmente três milhões de quilos de borracha. No dia-a-dia, as pessoas continuam na região tentando sobreviver. Muitos ainda enfrentam dificuldades, mas estão felizes da vida por terem, hoje, a oportunidade de festejar uma data tão importante.

            Parabenizo o povo de Xapuri. Tenho certeza absoluta de que os acreanos que me ouvem neste momento festejam comigo esta data tão importante, bem como a Senadora Heloísa Helena e o Senador Heráclito Fortes. Tenho certeza de que este é um motivo de júbilo, de festa, para todos nós.

            Mando um grande abraço para a população de Xapuri. Tenho certeza de que, neste momento, está em praça pública realizando eventos festivos. Quero pedir-lhe desculpas por minha ausência física. Meu coração bate por ela e está na praça festejando alegremente essa data tão importante. Meus parabéns à população de Xapuri. Minhas homenagens sinceras por uma data tão importante.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Senador Geraldo Mesquita Júnior, V. Exª me permite fazer uma referência rápida a Xapuri?

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Sem Partido - AC) - Com certeza, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Estive em Xapuri várias vezes, quando da morte de Chico Mendes, e também tive a oportunidade de acompanhar o julgamento dos acusados de seu assassinato, pois eu havia indicado os peritos. Ao término do julgamento, o Presidente Lula, ainda líder sindical, me perguntou como eu voltaria para São Paulo. Respondi que havia um avião do Governo que me levaria até a capital, e de lá outro me conduziria a São Paulo. Ele perguntou se eu queria ir com ele e com seu assistente. Respondi que sim.

Fomos para a pista já ao escurecer, e pedimos a algumas pessoas que acendessem os faróis dos carros para que o avião decolasse. Descemos em Cuiabá, onde abastecemos, e seguimos para São Paulo. Ao pousar o avião, o piloto recomendou que segurássemos firme, pois o sistema de óleo deixara de funcionar. Nós nos agarramos às poltronas, cada um fez suas orações em voz baixa, o avião rodopiou na pista, dois pneus estouraram. Saímos brancos, mas vivos. O Presidente Lula então comentou que o acidente seria manchete de primeira página.

Essa e algumas outras histórias que vivi com o Presidente Lula fazem com que eu o estime e tenha respeito por sua pessoa.

Desejo cumprimentar V. Exª pela referência à cidade de Xapuri.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Sem Partido - AC) - Agradeço, Senador Romeu Tuma, a intervenção e a homenagem ao povo de Xapuri e à festa que, justa e legitimamente, realizam hoje naquela aprazível e bonita cidade.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2005 - Página 5827