Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à indicação do empresário Rômulo Maiorana Júnior, para receber o Prêmio Mérito Lojista concedido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Elogios à indicação do empresário Rômulo Maiorana Júnior, para receber o Prêmio Mérito Lojista concedido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.
Aparteantes
Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2005 - Página 6749
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, EMPRESARIO, ESTADO DO PARA (PA), RECEBIMENTO, PREMIO, CONFEDERAÇÃO, AMBITO NACIONAL, DIRIGENTE, LOJA.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Fátima Cleide, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje à tribuna para render uma homenagem ao empresário Rômulo Maiorana Júnior, saudar a indicação do empresário, Presidente Executivo das Organizações Rômulo Maiorana, o maior do Norte e Nordeste do País para receber o Prêmio Mérito Lojista concedido anualmente pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Rômulo Maiorana Júnior recebe o prêmio hoje à noite em solenidade aqui na Capital da República.

Senador Arthur Virgílio, Rômulo Maiorana Júnior, filho do saudoso Rômulo Maiorana, empresário empreendedor que promoveu uma revolução no comércio lojista de Belém nas décadas de 60 e 70 e consolidou posteriormente o jornal O Liberal como o de maior tiragem das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, chegando a 100 mil exemplares aos domingos, assumiu ainda jovem o comando das empresas após a morte do pai, e ao lado de sua mãe, D. Déa Maiorana, e dos irmãos, levou as Organizações Rômulo Maiorana a um patamar sem paralelo na imprensa regional brasileira, aumentando a tiragem do Jornal O Liberal, líder absoluto entre os leitores do Pará, e tornando a TV Liberal numa das afiliadas da Rede Globo de Televisão de maior sucesso na Amazônia.

            Rômulo Maiorana, o patriarca da família, chegou ao Pará ainda jovem cheio de idéias e sonhos, que conseguiu transformar em realidades. Rômulo fez do Pará a sua terra natal, constituiu família no Estado e comandou uma verdadeira revolução no comércio e na imprensa paraense, Senador Teotonio Vilela Filho, revolução essa que teve continuidade com seus herdeiros, à frente Rômulo Maiorana Júnior, principal executivo do grupo.

É por isso que o Prêmio Mérito Lojista concedido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas a Rômulo Maiorana Júnior - o único empresário paraense agraciado - faz justiça a um jovem empresário empreendedor que se tem colocado à frente de iniciativas louváveis do ponto de vista da responsabilidade social em nosso querido Estado do Pará.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Flexa Ribeiro, concede-me V. Exª um aparte?

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - É um grande construtor de empregos, de realidades e de sonhos o empresário Rômulo Maiorana. Portanto, associo-me à justa homenagem que V. Exª presta a esse empresário paraense de tanto êxito.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Muito obrigado, Senador Arthur Virgílio. O aparte de V. Exª enobrece o meu pronunciamento.

Nesta 25ª edição do Prêmio Mérito Lojista, o Mérito Mídia/Jornal por Estado ficará em boas mãos, com o empresário Rômulo Maiorana Júnior, pela contribuição que o Jornal O Liberal dá para o desenvolvimento cultural e econômico do Estado do Pará. O Jornal O Liberal leva informação e entretenimento a dezenas de Estados brasileiros, sendo o impresso de maior circulação da região.

Considerado o Oscar do Varejo, o Prêmio Mérito Lojista é concedido pela CNDL desde 1980.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Já estou terminando, Sr. Presidente.

Foi a maneira que a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas encontrou para homenagear as empresas, as personalidades políticas e empresariais e os meios de comunicação que melhor contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - V. Exª dispõe de 2 minutos de tolerância.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Obrigado, Sr. Presidente.

As organizações Rômulo Maiorana foram agraciadas 20 vezes com o referido prêmio, o que mostra o acerto de sua gestão empresarial.

Para ser ter idéia da importância da premiação da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, cito outros premiados: o empresário Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar; o Sr. Paulo Okamoto, Presidente do Sebrae; e o Sr. Flávio Rocha, do Grupo Riachuelo.

Ao amigo Rômulo Maiorana Júnior os nossos parabéns pela premiação mais do que justa, que estendo à Srª Déa Maiorana e a seus irmãos Rosana, Rosângela, Ângela, Roberta, Rose. E Ronaldo Maiorana, Diretor Corporativo das Organizações Rômulo Maiorana, um dos esteios do maior grupo de comunicação da Amazônia brasileira.

Saúdo, com a sua permissão, Sr. Presidente, os Prefeitos de Santa Cruz do Arari, Sr. Fernando Lobato; de Afuá, Sr. Odimar Wanderley Salomão; e de Anajás, Sr. Edson da Silva Barros, além dos Vereadores Sebastião Alves de Freitas, de Anajás, e Leonardo Lobato, de Santa Cruz do Arari, que estão na tribuna de honra e são da Ilha de Marajó, a maior ilha fluvial do mundo, e sabem das dificuldades para dirigir os Municípios daquela localidade.

            O Governador anterior do Pará, Almir Gabriel, e o atual, Simão Jatene, tem um projeto de fazer um canal que corta aquela ilha para perenizar o fluxo dos rios e dos lagos de Marajó de modo a evitar as inundações e as secas, tornando perene a produção de peixes e grãos daquela região.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Eles estão aqui e têm o nosso apoio para que tornem realidade o sonho de todos os marajoaras daquela grande ilha, a maior do mundo, em nosso Estado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - O Senador Maguito Vilela tem a palavra para uma comunicação urgente.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sr. Presidente, pela ordem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2005 - Página 6749