Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Curitiba que comemora hoje, 312 anos.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à cidade de Curitiba que comemora hoje, 312 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2005 - Página 6786
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, ORGANIZAÇÃO, CIDADE, RESPEITO, NATUREZA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

O SR FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, dia 29 de março, Curitiba comemora 312 anos de existência. É conhecida por proporcionar qualidade de vida aos seus habitantes, por seu respeito à natureza, pela beleza de seus parques e praças, sendo orgulho para quem nela vive e conduz sua caminhada como cidadão.

Inúmeros são os motivos para se orgulhar da nossa bela cidade, mas também se faz necessário destacar alguns aspectos que dizem respeito ao povo curitibano, atores essenciais para o fortalecimento desta cidade e que reforçam o exemplo que Curitiba apresenta para o Brasil e para o mundo. Dentre várias características, podemos destacar uma que prevalece dentre as demais: a dedicação dos curitibanos ao trabalho, à construção de uma cidade melhor, que atenda aos anseios da população, com condições dignas para os que nela habitam e constroem sua história, batalham por seus sonhos de uma vida melhor, mais justa e plena.

Os curitibanos, hoje, merecem nossas maiores homenagens por serem responsáveis pela qualidade de vida de nossa cidade e por Curitiba ter alcançado este patamar tão privilegiado de referência para o Brasil.

Tenho certeza de que todos os curitibanos sentem-se orgulhosos por estes 312 anos de história, valorizando cada vez mais o resultado de seus esforços para a construção de uma cultura local, com características marcantes, deixando fortes referências para as gerações futuras, além de um lugar melhor para seus filhos.

Hoje, com 312 anos, Curitiba recebe elogios por seus parques, seu transporte coletivo, sua organização urbana e pelas belas paisagens, mas não podemos deixar de mencionar alguma situações que precisam de muita atenção por parte das pessoas que vivem na cidade e, principalmente, daquelas que representam o povo curitibano.

Em muitas ocasiões, presenciamos momentos de grande contraste entre o belo cenário de uma cidade próspera e em processo de evolução com situações de miséria social, violência e insegurança, dissonantes deste contexto.

Mais do que nunca, devemos voltar nossos olhos para estas cenas e reunir nossos esforços para transformar esta realidade que é também comum à maioria das capitais brasileiras, senão a todas.

Muitas vezes, atraídas pela possibilidade de uma vida melhor e em busca de novas oportunidades, as pessoas buscam a realização de seus sonhos nos grandes centros que, por sua vez, não estão preparados para absorverem tamanha demanda. Chegando lá, encontram, em muitos casos, portas fechadas e dificuldade para alcançar a vida tão sonhada.

Fica evidente que precisamos de um planejamento sério para proporcionar uma vida digna para essas pessoas, oportunizando trabalho no qual elas possam se desenvolver e conviver em harmonia, em um ambiente civilizado, com suporte nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer.

Em Curitiba, e nas outras grandes cidades brasileiras, deve prevalecer este espírito de organização, de pensamento coletivo na busca por um espaço de convivência que proporcione a todos satisfação e amparo para uma trajetória de vida mais feliz.

Desejo manifestar minhas congratulações aos curitibanos e curitibanas. Vamos todos caminhar juntos na busca para que esta cidade se torne cada vez mais humana, justa, desenvolvida e harmônica. Parabéns!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2005 - Página 6786