Pronunciamento de Pedro Simon em 16/03/2005
Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comenta a importancia da questão de ordem levantada pelo Senador Eduardo Suplicy sobre grande responsabilidade do Senado com relação a formação do Conselho Nacional de Justiça.
- Autor
- Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
- Nome completo: Pedro Jorge Simon
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Comenta a importancia da questão de ordem levantada pelo Senador Eduardo Suplicy sobre grande responsabilidade do Senado com relação a formação do Conselho Nacional de Justiça.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/03/2005 - Página 5204
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- IMPORTANCIA, EMPENHO, RESPONSABILIDADE, SENADO, DEFINIÇÃO, CRITERIOS, INDICAÇÃO, ESCOLHA, NOME, COMPOSIÇÃO, CONSELHO NACIONAL, JUSTIÇA.
O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também considero da maior importância a questão de ordem levantada pelo Senador Eduardo Suplicy.
Esta Casa tem uma responsabilidade muito grande com relação à formação desse Conselho, e não devemos deixar a nossa parte para a última hora. Há uma expectativa muito grande com relação à atuação desse Conselho, e nós, Senadores, temos a obrigação de fazer a nossa parte, que é a de ver quem são as pessoas e analisá-las, de modo muito especial aquele que vai representar o Senado Federal.
Levo por brincadeira o que disse o Senador Eduardo Suplicy. Não me passa pela cabeça que alguém pense em nomear parente, ou coisa parecida, mas é que não é só não nomear parente, mas há uma importância tão grande de escolher a pessoa, ele terá uma responsabilidade tão fantástica, tão extraordinária, que acho que não poderíamos deixar para a última hora.
Não será uma daquelas questões, Sr. Presidente, em que o Presidente do Senado, os Líderes ou quem quer que seja deixe para, na hora, escolher A, B ou C. Deve ser uma escolha aberta, pública e do conhecimento de todo o Senado, de toda a sociedade, para que a indicação seja feita, realmente, com transparência total, deixando-nos tranqüilos no cumprimento da nossa parte.
Se para escolher um Ministro isso é preciso, a escolha dos representantes desse Conselho, que é uma inovação com uma interrogação enorme sobre ele, nós, no Senado, temos de cumprir a nossa parte.
Por isso, confio em que V. Exª, atendendo o levantamento da questão de ordem feita pelo Senador Suplicy, haverá de compreender que temos de agir com a maior responsabilidade num assunto como esse. Confio em V. Exª, Sr. Presidente.
Muito obrigado.