Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens ao grupo empresarial Eucatur pelo transcurso dos 41 anos de serviços prestados a Rondônia e ao Brasil.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagens ao grupo empresarial Eucatur pelo transcurso dos 41 anos de serviços prestados a Rondônia e ao Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2005 - Página 7083
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, GRUPO ECONOMICO, ATUAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), REGIÃO NORTE, SETOR, TRANSPORTE RODOVIARIO, TELECOMUNICAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, COLONIZAÇÃO.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Senador Aelton Freitas, pela generosidade.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho a satisfação e o orgulho de prestar minhas homenagens hoje, desta tribuna, a um grupo empresarial que contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento de Rondônia.

Hoje, 31 de março, o Grupo Eucatur completa 41 anos de bons serviços prestados a Rondônia e ao Brasil. Naquela data, o abnegado e pioneiro Assis Gurgacz decidiu desbravar aquelas terras e implantar em Rondônia a empresa de transportes União Cascavel, integrando o ex-território às demais unidades federativas do Brasil.

Se as estradas de Rondônia ainda são deficientes, imaginem na década de 70, quando a empresa começou a operar aquela linha de transporte. Não havia, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um único palmo de asfalto no Estado de Rondônia, e creio que também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por onde passava essa linha de transporte. O Grupo se expandiu no País e também se diversificou em Rondônia. Hoje, conta com um jornal impresso (o Diário da Amazônia), emissora de rádio e TV.

Seguramente, o grupo empresarial está entre os maiores da Região Norte, sempre registrando elevados índices de eficiência, solidez econômico-financeira e capacidade de geração de emprego e renda.

Nascida em Cascavel, no oeste do Paraná, a empresa se projetaria em Rondônia e na Amazônia, espalhando-se Brasil afora, mantendo recordes sucessivos de crescimento. Com a ascensão do jovem empresário Acir Gurgacz, filho do Sr. Assis Gurgacz, ao comando do grupo, ao lado de seu pai, ainda na década de 80, o empreendimento ganharia mais força, projetando-se como uma das grandes empresas de transportes de passageiros do País. Detém até hoje recordes, como o de explorar as linhas terrestres de passageiros mais extensas do mundo, que vão do Rio Grande do Sul até Caracas, na Venezuela, cortando toda a Amazônia brasileira.

Mas o que mais emociona a família Gurgacz é a participação da Eucatur na histórica colonização de Rondônia. Numa época em que ninguém acreditava no desenvolvimento de um território federal distante e inacessível, esse empresário jovem e arrojado decidiu abrir linhas direcionadas para o futuro novo eldorado brasileiro.

Ainda em 1971, já transportava colonos do sul do País para lá, em viagens cujas jornadas chegavam a se prolongar por até dez dias, em virtude das dificuldades provocadas pelos atoleiros. Foram anos de muito trabalho, mas bem sucedidos. Acabou numa trajetória de sucesso, como se constata nos dias de hoje. No contexto de pioneirismo e da saga de desbravamento da Eucatur, não há como esquecer de episódios marcantes em Rondônia para atender as frentes de colonização neste coração da Amazônia, como a criação, através do Centro Tecnológico da Eucatur, dos ônibus conhecidos como “Minissaia”, próprios para enfrentar atoleiros e atender novas fronteiras agrícolas do País. Sua iniciativa é imitada hoje em outras regiões pioneiras do Brasil.

Ao completar seu 41º aniversário neste 31 de março, a Eucatur prima pela modernidade, utilizando em todos suas linhas no País o que existe de mais inovador no mercado. Como empresas do porte da Itapemirim, no Espírito Santo, e da Cometa, em São Paulo, a Eucatur acabou se tornando um símbolo de Rondônia, erguendo nossa bandeira de progresso e desenvolvimento.

Parabéns à família Gurgacz e a todos os seus funcionários pelo 41º aniversário.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2005 - Página 7083