Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Filiação de S.Exa. ao Partido Liberal (PL).

Autor
João Ribeiro (PL - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Filiação de S.Exa. ao Partido Liberal (PL).
Aparteantes
Eduardo Siqueira Campos.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2005 - Página 7113
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), OCORRENCIA, DIVERGENCIA, POLITICA, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • COMPROMISSO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO LIBERAL (PL), COLABORAÇÃO, CONSTRUÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), BRASIL.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs e Srs. Senadores, quero, ao iniciar minhas palavras, cumprimentar o meu caro Vice-Governador do Estado de Tocantins, Raimundo Nonato Pires dos Santos; a Vereadora Warner Pires, da capital Palmas; o Deputado Estadual Vicentinho Alves e a nossa querida amiga, ex-Vice-Prefeita de Palmas, Vereadora e representante da mulher tocantinense, Mariza Sales, que nos honram com suas presenças.

Sr. Presidente, o motivo que me traz à tribuna na tarde de hoje é exatamente para falar da minha nova posição política, da minha tomada de decisão que ocorreu durante esta semana.

Na terça-feira, encaminhei ao Presidente do meu ex-Partido, o PFL, meu pedido de desfiliação do Partido da Frente Liberal, que ajudei a fundar no Brasil, ainda como Vereador de Araguaína, ainda como Vereador do norte de Goiás.

Durante quase 20 anos, pertenci às fileiras do Partido da Frente Liberal. Filiei-me ainda como Vereador. Eleito Deputado Estadual por Goiás, fui Líder do PFL na Assembléia Legislativa de Goiás por dois anos consecutivos, em 1987 e 1988. Fui eleito Prefeito de Araguaína pelo Partido da Frente Liberal. Logo depois, fui, por duas vezes, Deputado Federal e Secretário de Estado. Em seguida, fui eleito Senador da República e, no Partido da Frente Liberal, fiquei até esta semana.

Sr. Presidente, deixo registrado que fiz grandes amigos no PFL. Vejo à minha frente o Senador Antonio Carlos Magalhães, meu padrinho de casamento, pessoa que muito prezo e respeito. Vejo também o Senador Demóstenes Torres. Se eu fosse citar nomes, teria que falar muito, para dizer quantos amigos sinceros e leais deixo no Partido da Frente Liberal.

Não tenho e não tive, Sr. Presidente, nenhum problema com a cúpula nacional do Partido, com a Liderança, com a Executiva. Mas chegou a hora de deixar o Partido da Frente Liberal, por divergências internas no meu Estado do Tocantins, por discordar de ações sorrateiras que estavam tentando executar contra mim. Preferi facilitar as coisas.

Deixei o PFL na terça-feira, para que seguisse seu caminho no Tocantins. Já tinha convite de vários Partidos políticos - como V. Exª sabe -, há muito tempo. Aceitei o do PL, Partido Liberal, o honroso convite do grande Vice-Presidente da República, José Alencar; do Ministro Alfredo Nascimento, que tem feito um grande trabalho; do Presidente Valdemar Costa Neto; do Líder Marcelo Crivella; do Líder Sandro Mabel; de muitos outros Líderes importantes; do grande Líder e querido amigo Siqueira Campos; além do Vice-Governador Raimundo Nonato Pires dos Santos, Presidente do PL no Tocantins.

Aceitei o convite da cúpula nacional do PL, e hoje fizemos uma belíssima festa de filiação em uma sala das comissões do Senado, onde não couberam todos que compareceram. Estiveram presentes vários Deputados Federais, mais de 40; vários Deputados Estaduais se fizeram representar pelo ex-Presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, o Deputado Vicentinho Alves. Marcaram presença vários Senadores, inclusive V. Exª, Sr. Presidente, bem como o Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, e o Senador Delcídio Amaral, Líder do Bloco da Maioria nesta Casa. Muitas lideranças expressivas, como o ex-Ministro e hoje Prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, e amigos queridos, Prefeitos, vieram para acompanhar minha filiação.

Foram quase 20 anos de Partido da Frente Liberal. Saio sem mágoa, sem rancor, sem ódio. Como pertenci aos quadros desse Partido, sei que muita gente do meu Estado - como o amigo Máximo da Costa Soares, que me ajudou a fundar o PFL em todo o Tocantins, percorrendo as cidades de carro, conversando com as pessoas, organizando o Partido pelo Tocantins afora - está escutando-me. Cito o Dr. Máximo como referência do meu ex-Partido, um homem apaixonado partidariamente, médico querido da cidade de Araguaína, onde fui Prefeito.

Portanto, conversei com várias pessoas e decidi seguir o caminho do Partido Liberal, por achar que é um Partido que se identifica mais comigo neste momento, com minha doutrina, com minha maneira de pensar e agir. E sei, Sr. Presidente, que, por meio do PL, poderei ajudar um pouco mais o meu querido Tocantins, os Municípios do meu Estado, porque venho para um Partido da Base do Governo do Presidente Lula; venho para um Partido que já é forte no Tocantins, que já é bem estruturado, bem organizado. Sem sombra de dúvida, é um dos maiores Partidos do Tocantins.

Venho para dar a minha modesta contribuição. Na minha vida inteira, na minha maneira de me conduzir, na minha trajetória política de homem simples do interior, sempre procurei honrar meus compromissos, sobretudo os partidários. Serei, portanto, Sr. Presidente, um Parlamentar que, afinado com o Partido, estará a serviço deste País, ajudando a construir um Tocantins e um Brasil melhores para todos nós.

Para que servem os Partidos políticos? Servem para muita coisa boa, desde que seus integrantes se proponham a fazer o bem. Pode-se fazer o bem em qualquer Partido; podem-se ajudar as pessoas da maneira possível. Portanto, todos os Partidos são bons; todos os programas são bons. O que importa muito é a ação do cidadão ou da cidadã que procura exercitar seu mandato em favor da população que representa. Eu, aqui, com muito orgulho, represento o meu querido Estado do Tocantins.

Alegraram-me sobremaneira, Senador Eduardo Siqueira Campos - já vou conceder um aparte a V. Exª -, as homenagens que presenciei hoje na minha filiação tão concorrida, prestadas pelo Ministro Alfredo Nascimento, homem sério. Repito que, para mim, o Ministro Alfredo Nascimento é o homem da época do fio do bigode. Quando trata, cumpre. É um homem que honra a palavra.

Vi o Vice-Presidente da República, José Alencar, outro homem sério, do mesmo quilate do Ministro Alfredo Nascimento e de muitos Líderes importantes que ali estavam. Homenageio o meu querido amigo Siqueira Campos, que, graças a Deus, está com saúde, recuperando-se, preparando-se para continuar cada vez mais forte e dar prosseguimento à sua luta para consolidar o Tocantins. Esse é o objetivo de todos nós, Senador Eduardo Siqueira Campos.

            Fiquei, portanto, muito orgulhoso hoje não apenas pelas homenagens feitas a mim, mas especialmente por aquelas rendidas a um homem que merece ser homenageado, todo santo dia, não só pela população tocantinense, mas por qualquer cidadão brasileiro, por nós da área política, por todos que conhecem a história da criação do Tocantins: aquele que para mim é um dos maiores líderes políticos vivos da nossa história, o meu eterno Governador Siqueira Campos, seu pai.

Concedo o aparte a V. Exª.

O Sr. Eduardo Siqueira Campos (PSDB - TO) - Senador João Ribeiro, hoje temos conhecimento de que a TV Senado, dentre as TVs a cabo, é uma das mais assistidas, seja pelo interesse que suscita o debate nacional, seja pelos temas das diversas regiões que apresenta e por tudo aquilo que é discutido nesta Casa. Eu não poderia deixar, Senador João Ribeiro, em primeiro lugar, como integrante da Mesa, de estar presidindo esta sessão no momento em que V. Exª anunciou que usaria da palavra para uma comunicação de interesse partidário. Não poderia também, Senador João Ribeiro, deixar de voltar a esta bancada, voltar à condição de Senador que representa o meu Estado, para poder falar à Nação brasileira um pouco sobre V. Exª. V. Exª traz para o Partido que passa a integrar um mandato de Vereador; traz um mandato de Prefeito, o de Deputado Estadual, de líder eleito e reeleito. Isso tudo ainda no tempo do norte de Goiás. Traz para o Partido Liberal o mandato de Deputado Federal mais votado do Estado do Tocantins; traz a sua passagem pela Secretaria de Governo do Estado, quando meu pai era o Governador e conseguiu eleger, na eleição subseqüente, um Governador de Estado, dois Senadores, dentre os quais V. Exª, oito Deputados Federais - a totalidade da Bancada -, e dois terços da Assembléia Legislativa do Estado. Isso tudo, Senador João Ribeiro, meu amigo João Ribeiro, com a contribuição forte de V. Exª, um dos Deputados que encabeçaram, ainda na Assembléia Legislativa de Goiás, a luta pela criação do Tocantins. V. Exª que, como Secretário de Estado, se notabilizou por ser o Secretário amigo dos prefeitos, um municipalista, porque já foi prefeito. V. Exª já ocupou todos os cargos que um político pode ocupar. Será Governador do Estado do Tocantins e, se o Brasil tiver a sensibilidade de entender que a região não é só a nova fronteira agrícola, mas a solução para o País, V. Exª será Ministro. E quem sabe Deus o que mais será! Mas eu, que privo da sua amizade há tantos anos, Senador João Ribeiro, só posso dizer que, junto com o Líder Arthur Virgílio, junto com Eduardo Azeredo, queríamos ter a honra de tê-lo em nosso Partido. Mas, conhecedor que sou da realidade do meu Tocantins, também não posso deixar de registrar, para que não fique para ninguém a impressão de que V. Exª pura e simplesmente desejou mudar de partido, que recebi telefonemas em meu gabinete de prefeitos que, estranhando a ação de um membro do Partido da Frente Liberal no Estado, estariam recolhendo assinaturas para dissolver o diretório, que era presidido por V. Exª. Essas pessoas não chegaram a reunir meia dúzia de assinaturas. Mas tiveram de V. Exª uma resposta pronta, dizendo que, apesar do prestígio e do respeito que a Executiva Nacional tinham por V. Exª, V. Exª não ficaria. Não convidaria ninguém para se desfiliar, mas deixaria o Partido. Deixaria porque tem ainda seis anos de mandato de Senador, porque faz parte de um grupo sólido que elegeu o atual Governador do Estado e elegeu Siqueira Campos por três vezes Governador do Tocantins, e porque tem força junto ao povo, a quem sempre cabe a palavra final, Senador João Ribeiro. É o povo que elege, que dá mandatos e que os tira. E nós - uns, por sermos novos demais, e outros, talvez por já termos um pouco mais de experiência -, a nossa espinha, a nossa coluna vertebral não se dobra. Não se dobra a Presidente da República, a Governador de Estado, a mandato ou a falta de mandato. Nós, que fomos e soubemos ser governo, somos e saberemos ser oposição quando se fizer necessário. Não perdemos um pequeno fio de cabelo da nossa dignidade, da nossa postura para representar o Tocantins perante o Governo Fernando Henrique Cardoso e perante o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele nos respeita porque somos unidos, e pelo Tocantins agimos unidos. Como disse V. Exª, os partidos são instrumentos. V. Exª está muito bem instrumentado. Tenho um profundo respeito pelo Vice-Presidente José Alencar e pelo Ministro Alfredo Nascimento, dentre outros grandes membros do Partido Liberal, que agora se engrandece com o nome de V. Exª. É importante dizer, Senador João Ribeiro, que essa união é o que nos faz forte. V. Exª, no partido que estiver, mantém não só a amizade como também o respeito dos nossos prefeitos, dos nossos Deputados Estaduais, Federais, da nossa Bancada. Nós continuaremos unidos, tanto eu quanto V. Exª. No Diário Oficial de ontem, o Presidente da República fez publicar um decreto assinado por Sua Excelência que me concederá a Ordem do Mérito Militar; eu, que já havia recebido há poucos dias a Ordem do Mérito da Aeronáutica. Sou integrante do PSDB. O Presidente da República conhece as minhas convicções e sabe que as minhas posições partidárias não me impedem de ser um Senador que representa com muita firmeza o Tocantins e que não mistura os assuntos, que nos fazem ser Oposição neste plenário, mas que também nos fazem ajudar o Governo do Presidente da República, porque o povo quis assim. Portanto, Senador João Ribeiro, eu, que me alonguei neste aparte, quero que V. Exª saiba que não é nada mais do que a emoção que sinto por ver V. Exª prestigiado e festejado hoje, como foi pelas grandes autoridades nacionais e estaduais, pelo seu ingresso no Partido Liberal. E eu, como tocantinense, só posso dizer ao País que muito me honra integrar a Bancada que representa esse Estado no Senado Federal com a presença de V. Exª.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO) - Agradeço o aparte, Senador Eduardo. V. Exª não o prolongou, não, foi o entusiasmo, é claro. Fico muito feliz com os esclarecimentos e as colocações feitas por V. Exª, que é meu amigo-irmão de lutas e de ideais. Isso é o que importa para todos nós.

O Partido Liberal já está no Tocantins há muito tempo, estruturado, organizado e, como eu disse, sob a Presidência do meu amigo Raimundo Nonato Pires dos Santos, nosso Vice-Governador, que já foi Governador do Tocantins. Portanto, tenho a certeza e a convicção de que vou ajudar muito, vou procurar ajudar o Presidente Lula votando aquilo que for bom para o País. Minha posição sempre foi independente. Nunca tive problemas com o Partido com referência à minha maneira de agir nesta Casa. Sempre fui muito respeitado e não tenho nenhuma reclamação quanto a isso. Mas acho que agora, nesta minha nova posição política, poderei contribuir, como já disse, mais ainda com o Tocantins. Temos muita coisa importante para fazer no nosso Estado, para a consolidação definitiva do Tocantins.

            Por exemplo, hoje citei, Presidente Mão Santa, a questão da Ferrovia Norte-Sul, que é uma obra de integração nacional extremamente importante. Cobrei isso do Ministro Alfredo Nascimento, já que o Presidente Lula, quando esteve no Tocantins, ainda na campanha política, fez esse compromisso. Como o Ministério é hoje comandado por um homem do PL, tenho certeza de que vou ter mais acesso, vou poder ajudar mais e contribuir mais para que possamos discutir melhor essa questão da Ferrovia Norte-Sul, da eclusa do Lajeado, das hidrelétricas do Tocantins que precisam ser construídas com eclusas, para que possamos fazer o canal de navegação da hidrovia do Tocantins, permitindo mais de 720 quilômetros de navegação para transportar os nossos produtos por um preço mais barato.

(A Presidência faz soar a campainha.)

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO) - Portanto, é isso que precisamos fazer. A minha ação hoje, a minha mudança de Partido foi motivado pelo interesse do povo tocantinense, nada mais nada menos. Fiz essa mudança por achar que é uma opção melhor para que eu possa ajudar mais o Governo do Tocantins, ajudar mais os Municípios.

Respeito a posição de cada um nesta Casa, mas tenho a opinião de que cada um age da maneira como pode e de acordo com seu pensamento. Para isto fomos eleitos: para que cada um tenha liberdade de expressão, porque a maneira de agir de cada um a cada um pertence.

            Não votei no Presidente Lula na eleição passada, mas tenho votado muito com o Governo nesta Casa em muitas coisas.

(Interrupção do som.)

O SR JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO) - Peço um minuto apenas para concluir, Presidente Mão Santa.

Acho que o Governo está no caminho certo. Portanto, vou procurar contribuir com a Bancada do PL nesta Casa, que passa hoje a ter quatro Senadores. Assim, vou seguir as orientações partidárias e ajudar a organizar cada vez mais o Partido no meu Estado, o Tocantins, nos Municípios pequenos e nos grandes. Enfim, buscarei trazer mais companheiros para o PL.

Fica aqui o meu convite, porque sei que há muitos tocantinenses me ouvindo. Faremos uma grande festa de filiação no Estado para os tocantinenses que quiserem ingressar no PL e nos seguir. Que possam estar conosco neste novo momento partidário que passo a viver a partir de hoje.

Muito obrigado a todos que me prestigiaram na festa de filiação hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2005 - Página 7113