Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Saudação ao Presidente da República Oriental do Uruguai, Senhor Tabaré Vázquez

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudação ao Presidente da República Oriental do Uruguai, Senhor Tabaré Vázquez
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2005 - Página 7300
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, DEFESA, INTEGRAÇÃO, ECONOMIA, POPULAÇÃO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO, AMERICA DO SUL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma saudação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srs. Senadores, estimado, queridíssimo Presidente Tabaré Vázquez, Srs. Ministros, Chanceleres e queridos Senador Pedro Simon, Presidente da Comissão Mista do Mercosul, Senador Cristovam Buarque, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Senador Mão Santa, que foi Governador do Piauí, Senador Paulo Paim, que, como o Senador Pedro Simon, é do Rio Grande do Sul, vizinho ao Uruguai. Ali, numa das principais praças de Montevidéu, há uma estátua muito interessante e bonita que representa uma pessoa tentando retirar uma carroça encalhada num buraco, um carro de boi, e levá-lo à frente. Isso tem uma simbologia muito interessante porque é como se aquele condutor do carro de boi estivesse procurando tirar o veículo daquele buraco e levá-lo adiante, ao seu destino. Posteriormente, ele procurará por outros buracos pela frente para garantir que o carro-de-boi possa chegar ao seu destino.

            V. Exª, Presidente Tabaré Vázquez, hoje é essa pessoa que levará seu país, sua nação ao seu destino, saindo dos grandes obstáculos que por vezes perturbaram tanto seu país como o nosso. V. Exª tem sido exemplo ao longo de sua vida, inclusive como médico que faz questão de prosseguir com sua prática. V. Exª está dando exemplos formidáveis ao seu povo e a todos nós, inclusive nós brasileiros. O próprio Presidente Lula fez questão de estar presente à sua posse.

Li da tribuna do Senado o seu discurso de posse porque o considerei tão bonito e síntese de anseios que são nossos também em busca de liberdade, justiça, democracia e valores tais como os de verdadeira integração dos povos, sobretudo da América do Sul, do Mercosul.

Recentemente tivemos problemas ali na fronteira do Paraguai com alguns brasileiros que tinham facilidade de ir e vir e agora estão com dificuldade. Ontem eu conversava com o Senador Pedro Simon e perguntei como estava na fronteira do Uruguai com o Brasil e ele falou que ali os brasileiros e os uruguaios vão e vêm sem qualquer problema. E temos como ideal que se for para integrar de fato o Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e toda a América do Sul, que seja não apenas do ponto de vista do capital poder se mover, dos bens e serviços poderem se mover, mas sobretudo dos seres humanos poderem se mover e haver uma verdadeira integração e sobretudo o direito inalienável de todos nós podermos participar das riquezas de nossas nações com o direito à vida.

V. Exª em sido como o bom sal da terra, aquele que dá exemplos a todos para que todos os uruguaios se tornem melhores e todos nós seus vizinhos e queridos companheiros dos uruguaios possamos também seguir bons exemplos. Seja muito bem-vindo!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2005 - Página 7300