Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Realização, no próximo domingo, do evento "Universidade de Caxias do Sul - Agita-Caxias", em Caxias do Sul/RS.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Realização, no próximo domingo, do evento "Universidade de Caxias do Sul - Agita-Caxias", em Caxias do Sul/RS.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2005 - Página 7346
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, INICIATIVA, UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, CAXIAS DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), OBJETIVO, ASSISTENCIA MEDICA, ASSISTENCIA SOCIAL, BENEFICIO, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para destacar a realização - neste domingo, na minha cidade de Caxias - de um evento da maior importância social. Trata-se do “Universidade de Caxias do Sul -Agita - Caxias”, uma promoção de medicina preventiva e de responsabilidade social que tem como objetivo principal reduzir os fatores de risco para a população local. Estima-se que o público passe de vinte mil pessoas - tanto de Caxias quanto das cidades vizinhas - nesta iniciativa da Universidade de Caxias do Sul, que conta com a parceria do Círculo Operário Caxiense e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Basicamente, o “UCS Agita Caxias” faz o congraçamento da população em torno tanto de atividades médicas quanto de diversão. As pessoas participarão de apresentações de bandas musicais e eventos esportivos competitivos. Mas, como eu disse, o centro de tudo será a realização de exames ou de orientações que visam a melhorar a saúde e a vida das pessoas. Para incentivar a participação popular, serão sorteados brindes entre os presentes.

Do evento, quero destacar, por exemplo, o módulo de Medicina. As pessoas que participarem do Círculo da Saúde poderão, gratuitamente, realizar exames de glicose, de acuidade visual, de pressão arterial, de medição do Índice de Massa Corporal; ou poderão obter orientações psicológicas ou de cuidados com a saúde, prestados por profissionais de reconhecido gabarito.

No módulo que se chama “Agita Ação Comunitária”, as pessoas farão exames para prevenção de câncer do colo do útero, de mama ou de próstata. Serão dadas consultas de pediatria ou de clínica geral. Haverá atendimento psicológico para trabalhadores desempregados e adolescentes. Também aconselhamento para pessoas que querem deixar o tabagismo e orientação aos que têm problema de obesidade, hipertensão ou diabetes.

No que se refere à atuação social, será realizado um casamento coletivo com mais de oitenta casais, bem como serão expedidas, também, carteiras de trabalho. O UCS Agita Caxias também busca incentivar a inclusão.

Os cidadãos que participarem do evento poderão visitar, na Universidade de Caxias do Sul, o Museu, o Aquarium, o Centro Cívico, o Centro de Convivência e o Zoológico. Isso é da maior relevância: é preciso que haja acesso aos bens de cultura, que, em geral, ficam distantes do cidadão. No que se refere à parte musical, haverá exibição de uma escola de samba e de uma banda tradicionalista.

Já no que trata da atividade física, serão realizadas competições de natação e de ginástica. Haverá exibição de atletas de musculação, ioga, caratê, dança de rua e cama elástica.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esse evento é da maior importância porque tem como meta melhorar a saúde da população de uma cidade. Agora, está sendo realizado pela quarta vez. A cada ano é maior o número de participantes. Pode-se dizer que a cidade de Caxias já sentiu seus bons resultados. Esse é um programa que deveria ser copiado por outros municípios brasileiros.

Um dos mentores deste programa é o médico Jean El Andari, pós-graduado em Medicina do Trabalho e em Medicina do Esporte e professor da Universidade de Caxias do Sul. Procurando descobrir meios de reduzir os fatores de risco para a saúde da população, ele - que já ocupou cargo de destaque na Secretaria de Saúde da cidade - descobriu um programa que havia sido desenvolvido para o governo do Estado de São Paulo em 1998. Era o programa Agita, desenvolvido pela Network Agita Mundo.

Victor Matsudo e firmou um contrato para a realização do evento em Caxias do Sul. O Centro de Medicina do Esporte, da Universidade de Caxias do Sul e a Network Agita são membros da Rede de Atividade Física das Américas - RAFA. O primeiro UCS Agita Caxias acabou sendo realizado em 2002.

Segundo o médico, o que o evento busca é reduzir os fatores de risco da população, avaliando periodicamente o estado de saúde das pessoas e dando a elas orientação pertinente. Os maiores fatores de risco, de acordo com ele, são o sedentarismo, a obesidade, o etilismo, o tabagismo, as diabetes, o colesterol elevado e a hipertensão.

A preocupação de quem cuida da saúde pública deve estar voltada principalmente para a prevenção. É muito mais barato prevenir uma doença. De outro lado, é extremamente caro tratar as pessoas depois de adoentadas. Evita-se, com programas como este, gastos com hospital, tratamento, auxílio-doença, etc. Por isso, o UCS Agita Caxias deve ser elogiado: porque se concentra no diagnóstico precoce de possíveis doenças.

Conversando com o médico Jean El Andari, ele me lembrou que o grande problema de saúde pública hoje é com as doenças não transmissíveis, em especial as cardiopatias e os acidentes vasculares. São doenças que têm sua origem no modo de vida das pessoas dos nossos dias. O homem de hoje se movimenta menos: anda de carro ou passa os dias parado numa fábrica ou escritório. A comida de hoje recebe muitos componentes químicos.

Um programa como o UCS Agita Caxias adverte os cidadãos para os riscos que correm e os ensina como levar uma vida mais saudável. Isso, do ponto de vista da saúde pública, é fundamental. O Município gasta menos com um dos mais elevados índices das despesas públicas, que é o de saúde.

Encerro, Sr. Presidente, mais uma vez conclamando os administradores municipais brasileiros a seguirem o belíssimo exemplo do UCS Agita Caxias. São idéias assim - simples, baratas e eficientes - que temos que implementar no nosso Brasil.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2005 - Página 7346