Fala da Presidência durante a 32ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

A Mesa associa-se as homenagens de pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa João Paulo II.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • A Mesa associa-se as homenagens de pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa João Paulo II.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2005 - Página 7360
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO PAULO II, PAPA, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, DEFESA, PAZ, RESPONSABILIDADE, ETICA.

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Em votação os requerimentos.

As Srªs e os Srs. Senadores que os aprovam queiram permanecer sentados. (Pausa.)

Aprovados.

A Mesa se associa aos Srs. Senadores que encaminharam a votação e aos autores dos requerimentos, com o sentimento de pesar que é de todo o povo brasileiro e de toda humanidade pela perda do Papa João Paulo II, em seus 26 anos de condução da Igreja Católica mundial, seguramente uma história marcada por um jovem menino que aos nove anos perde a mãe, aos 12 perde um irmão e aos 21 perde o pai, cuja marca de personalidade era buscar a fé através das orações, das responsabilidades sociais e das responsabilidades éticas.

Por essa razão, o Papa João Paulo II estabeleceu paradigmas na história das religiões, em que convergiu fé e responsabilidade ética para toda a humanidade, como um preceito fundamental do catolicismo. Certamente, todos os católicos refletem com mais profundidade a respeito de algumas divergências dos pilares conceituais da teologia cristã que norteiam a prática do catolicismo mundial.

O Senado Federal, entendendo o Brasil e a América Latina como o grande núcleo representante do catolicismo mundial em termos de adesão do povo à fé católica, presta a justa homenagem e acolhe o requerimento dos nobres Senadores e católicos extraordinários que o Brasil e o Senado Federal se orgulham, de modo distinto os autores principais do requerimento, Senadores Pedro Simon e Marco Maciel, em nome de toda a Mesa do Senado Federal, como registro de solidariedade e apreço a uma manifestação tão bonita de sentimento e fé do Parlamento brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2005 - Página 7360