Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Posse do Senador Alberto Silva como Conselheiro da República.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Posse do Senador Alberto Silva como Conselheiro da República.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2005 - Página 7446
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, POSSE, ALBERTO SILVA, SENADOR, CONSELHO DA REPUBLICA.
  • ELOGIO, DISCURSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMENTARIO, PROBLEMAS BRASILEIROS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, COMPROMISSO, OBRA PUBLICA, RODOVIA, TRANSPOSIÇÃO, AGUA, RIO SÃO FRANCISCO.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Nobre Presidente Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, acabamos de ter a honra de assistir à posse do nosso Senador Alberto Silva como Conselheiro da República. Lá, ouvimos um discurso excepcionalmente inteligente do nobre Conselheiro e ouvimos o discurso do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sr. Presidente, queria aqui declarar a minha alegria, porque, depois de discorrer sobre o Conselho da República e da responsabilidade que é ser membro daquele Conselho, o Presidente da República falou sobre problemas do Brasil, em vários setores, nas várias regiões. Mas enfatizou mais o problema do Nordeste. Sua Excelência disse que três itens não podem deixar de ser abordados, que há três obras que ele quer, como Presidente, executar: a Transnordestina - que diz ser urgente e necessária -, a BR-101 e a transposição das águas do rio São Francisco.

Quanto à transposição, ele fez uma análise que me alegrou muito, como representante de uma parcela significativa daqueles 12 ou 13 milhões de brasileiros que sabem como é duro levar água do fundo de um açude - que a cada dia se evapora - em uma lata na cabeça ou em ancoretas em um jumento. São seis, sete, oito, dez quilômetros todos os dias.

E eu me senti privilegiado, Senador Gilberto Mestrinho. Eu me senti protegido. Alguém na República assumiu um compromisso. Alguém na República, que nem tinha prometido na época da campanha, assumiu este compromisso: o Presidente está fazendo todo o possível para a revitalização do rio e para que haja projetos para os Estados ribeirinhos. Mas não está descuidando dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

E fiquei extremamente emocionado, pois, apesar das muitas matérias contrárias, de muita oposição, o Presidente está em uma linha reta, com força de vontade, determinação, humanidade, solidariedade - todos esses princípios o movem. E eu, como paraibano, como nordestino, como representante daquele povo sofrido, tinha de ocupar esta tribuna para agradecer a determinação do Presidente.

Pedi aos nossos companheiros da TV Senado que me cedessem a fita, pois o Presidente foi tão feliz e tão enfático que eu quero guardar como recordação mais essa afirmação, mais essa iluminada determinação do Presidente Luiz Inácio da Silva, nosso Lula, que, como nordestino, não esqueceu suas raízes, não esqueceu suas origens e está dirigindo um olhar de solidariedade para o nosso sofrido Nordeste.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2005 - Página 7446