Pronunciamento de João Batista Motta em 07/04/2005
Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Enaltece as atividades do Grupo Águia Branca, com sede no Estado do Espírito Santo.
- Autor
- João Batista Motta (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: João Baptista da Motta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.
HOMENAGEM.:
- Enaltece as atividades do Grupo Águia Branca, com sede no Estado do Espírito Santo.
- Aparteantes
- Francisco Pereira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/04/2005 - Página 8073
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REITERAÇÃO, PROTESTO, CORTE, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, OBRA PUBLICA, AEROPORTO INTERNACIONAL, MUNICIPIO, VITORIA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), EXPECTATIVA, REVERSÃO.
- HOMENAGEM, ATUAÇÃO, GRUPO ECONOMICO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIARIO, REGISTRO, DADOS, FATURAMENTO, EMPREGO, QUALIDADE, SERVIÇO.
O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, desta tribuna, denunciei uma agressão cometida contra o meu Estado, que foi o corte no valor de R$60 milhões na obra do aeroporto de Vitória, aeroporto internacional destinado inclusive a cargas, já que o meu Estado, hoje, exporta, por aeroportos de outros Estados, ou seja, Rio de Janeiro e São Paulo. Acredito que essa agressão não vá se perpetuar, dada a liderança do meu Governador, Paulo Hartung, o seu empenho e também a palavra empenhada pelo Presidente da República, quando lá esteve para iniciar a obra e prometeu que ela seria realizada em dois anos, embora a Infraero tenha estimado em três.
Hoje, entretanto, não vou tratar aqui de coisas ruins, de fatos que só envergonham a vida pública brasileira. Quero falar das coisas boas da minha terra, e uma delas é fazer uma homenagem a um dos grupos mais promissores do meu Estado e também do Brasil, que é uma empresa que foi batizada com o nome Águia Branca. Com faturamento anual superior a R$500 milhões, o grupo atua com excelência em todo o território brasileiro no transporte de passageiros e cargas, comércio e locação de veículos, serviços de logística e saneamento básico.
Fundado em 1946, pela família Chieppe, o Grupo Águia Branca, na realidade, é hoje um dos maiores conglomerados de transporte do País, sendo composto por uma holding (Águia Branca Participações) e outras 13 empresas, distribuídas em quatro unidades de negócios: Passageiros, Logística, Comércio e Infra-estrutura.
Com um modelo organizacional que valoriza ao máximo o elemento humano, as empresas Águia Branca geram cerca de sete mil empregos e oferecem aos seus clientes alta qualidade em produtos e serviços, investindo sistematicamente em talento e tecnologia. Todas elas, inclusive, são certificadas dentro dos padrões ISO 9001 de qualidade.
Em todos os segmentos que atua, o grupo Águia Branca tem obtido êxito. Na área de saneamento básico, o Projeto Água, implantado em apenas dois anos, ampliou e modernizou o abastecimento de água da cidade de Cachoeiro de Itapemirim; e o Programa Rio Vida fará de Cachoeiro o primeiro Município capixaba e um dos primeiros do País a possuir sistema de coleta e tratamento de esgoto para toda a área urbana.
Acompanhando a tendência do mercado que, cada vez mais, busca fornecedores especializados, a Unidade de Negócios Logística atua na terceirização de equipamentos de transporte. As empresas desta unidade realizam transporte de pessoal para empresas, locação de automóveis e de frotas, terceirização de transportes especiais, movimentação de cargas e projetos logísticos.
A Águia Branca Logística, por sua vez, desenvolve soluções e gerencia atividades da cadeia logística para que seus clientes possam concentrar-se na essência de sua atividade fim. Com equipe altamente qualificada para atender demandas diferenciadas e personalizadas, a empresa presta serviços de gerenciamento de centros de distribuição e gerenciamento de transportes, realizando ainda operações Cross-Docking, com armazém geral, formação de kits de desenvolvimento de embalagens.
Na área de transporte de passageiros, a empresa atua em seis Estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. A verdade é que a Viação Águia Branca é uma das maiores empresas do Brasil nesse ramo, transportando aproximadamente dois milhões de passageiros por ano. Sua frota inclui mais de 700 ônibus e seus parques rodoviários estão localizados nas principais cidades onde atua. Além do mais, por três anos consecutivos, pesquisas realizadas pela revista Exame apontaram a Viação Águia Branca como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no País.
A verdade, Sr. Presidente, é que, por sua seriedade e seu compromisso com o desenvolvimento do País e em especial o meu Estado, o Espírito Santo, o grupo Águia Branca merece o nosso reconhecimento. Parabéns à família Chieppe, que vem mostrando ao Brasil que, com competência, persistência e muita fé, uma pequena empresa familiar - apesar dos percalços da economia - pode se transformar num grande empreendimento. Todos nós capixabas nos orgulhamos de ter em nosso solo um grupo desta dimensão.
O Sr. Francisco Pereira (Bloco/PL - ES) - Senador João Batista Motta, permite-me V. Exª um aparte?
O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PMDB - ES) - Perfeitamente, Senador.
O Sr. Francisco Pereira (Bloco/PL - ES) - Estou ouvindo atentamente o pronunciamento de V. Exª e não poderia deixar de me solidarizar com V. Exª, porque, realmente, é um grupo que tem trazido desenvolvimento, honra e dignidade ao Espírito Santo. Aquele que traz emprego traz honra, e o Grupo Águia Branca tem-se destacado, em todos esses anos, com um progresso contínuo, com um compromisso empreendedor. Quero parabenizá-lo por trazer, a este Congresso, esta fala. Muito nos orgulha ter um grupo como a Águia Branca, como sempre, em nosso Estado. Muito obrigado. Mais uma vez, V. Exª está de parabéns pelo pronunciamento.
O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PMDB - ES) - Muito obrigado, Senador Francisco Pereira, e peço à Taquigrafia que faça constar o seu pronunciamento juntamente com o nosso, proferido aqui nesta tarde.
Sr. Presidente, era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.