Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "O lado bom da idéia ruim", publicado na revista Exame, edição de 30 de março passado.

Autor
Almeida Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "O lado bom da idéia ruim", publicado na revista Exame, edição de 30 de março passado.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2005 - Página 8160
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EXAME, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, INEFICACIA, PROGRAMA, COMBATE, FOME, AUTORITARISMO, TELECOMUNICAÇÃO, REFORMA UNIVERSITARIA.

O SR. ALMEIDA LIMA (PSDB - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “O lado bom da idéia ruim”, de autoria de J.R. Guzzo, publicado na revista Exame em sua edição de 30 de março do corrente.

O artigo aponta que uma das grandes vantagens do governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, tem sido colocar realmente em teste, enfim, algumas das principais idéias que seu partido e a esquerda brasileira em geral sempre pregaram como indispensáveis para a salvação do Brasil, e demonstrar na prática, em público e sem margem de dúvida, que elas não funcionam.

Como um dos exemplos cita o programa Fome Zero, que na verdade se tratava de umas dessas idéias que não poderiam dar certo nunca, por errar ao mesmo tempo no diagnóstico, na terapia e nos meios usados para aplicá-la; desta maneira, como não deu certo, não será mais possível iludir o país a esse respeito. Assim fica tudo como antes, mas em compensação não se insiste mais no assunto. Em matéria de fome, o governo Lula e o PT deixarão o Brasil livre de procurar soluções onde elas não existem.

Outra manifestação clara desse tipo de política ocorreu na área das comunicações. Durante anos na oposição, o PT sonhava com sistemas a fazer com que os órgãos de imprensa cumprissem sua “função social”. Uma vez no governo o resultado foi um projeto que queria colocar a imprensa sob o controle de um órgão sindical comandado por militantes do partido. Não deu certo , ficando claro, de imediato, que a coisa era tão ruim, que nem mesmo prosperou sua tramitação no Congresso Nacional.

Recentemente o Ministério da Educação estuda uma proposta para mudar a universidade brasileira. O Ministro Tarso Genro acredita que o problema do ensino superior não está na falta de qualidade, e sim na falta de negros, de “conselhos comunitários”, de “políticas estruturantes”, e por aí afora. Estando a universidade brasileira na situação em que está, parece evidente que qualquer reforma séria deveria ter como meta prioritária e urgente a melhoria de ensino, não com políticas compensatórias, que na verdade são fruto de uma rede de ensino fundamental desastrosa e ineficiente.

O plano do ministro consegue dois prodígios. O primeiro é não incluir, em nenhum parágrafo do seu formidável texto, qualquer vestígio de solução para um único problema objetivo e presente na universidade brasileira. O segundo é criar problemas que não existiam. A saída para o Brasil é torcer para que ela acabe do mesmo jeito que o Fome Zero.

Era o que eu tinha a dizer.

 

******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALMEIDA LIMA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso 1º e §2º, do Regimento Interno.)

*******************************************************************************

Matéria referida:

            “O lado bom da idéia ruim.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2005 - Página 8160