Discurso durante a 36ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Testemunho da lisura do comportamento do Sr. Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central do Brasil. Importância de feiras do setor agropecuário que se realizam no interior do Estado de Goiás.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA AGRICOLA.:
  • Testemunho da lisura do comportamento do Sr. Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central do Brasil. Importância de feiras do setor agropecuário que se realizam no interior do Estado de Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2005 - Página 8472
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • ELOGIO, CONDUTA, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), DEFESA, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA.
  • REGISTRO, FEIRA, INDUSTRIA, AGROPECUARIA, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, RIO VERDE (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), DEFESA, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, SETOR, REGIÃO CENTRO OESTE.
  • ELOGIO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), DESENVOLVIMENTO, PESQUISA, MELHORIA, PRODUÇÃO, SETOR, AGROPECUARIA.
  • SAUDAÇÃO, JORNAL, DISTRITO FEDERAL (DF), IMPORTANCIA, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, SITUAÇÃO, AGROINDUSTRIA, REGIÃO CENTRO OESTE.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia estar ausente do debate travado antes de minha ocupação da tribuna.

Sou do PSDB e testemunha da lisura do comportamento do Dr. Henrique Meirelles. S. Exª disputou pelo PSDB as eleições. Comportou-se com toda honradez no pleito. Visitou conosco todos os Municípios do Estado de Goiás e fez uma campanha que considero inovadora, moderna.

Hoje, S. Exª é vítima de algumas denúncias. Acredito, pessoalmente e na minha posição de membro do PSDB, que as investigações precisam ser feitas, mas que S. Exª não merece esse prejulgamento. Portanto, aguardo a posição do Supremo Tribunal Federal para que eu possa me pronunciar e realmente ter segurança daquilo de que está sendo acusado o Dr. Henrique Meirelles.

Dessa forma, neste momento, hipoteco a S. Exª toda minha solidariedade, de companheira, de pessoa que conhece seu trabalho, seu espírito público e, acima de tudo, a lisura com que vem conduzindo os atos do Banco Central.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encerra neste sábado, no Município de Rio Verde, um dos maiores e mais importantes eventos do agronegócio do Centro-Oeste. É a Feira Agrishow Comigo, realizada pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, presidida pelo agropecuarista Antônio Chaváglia.

No Centro de Tecnologia Comigo, a feira está reunindo mais de 150 expositores numa área de 55 mil metros quadrados da própria Cooperativa.

            Até este sábado, devem visitar a Agrishow cerca de 40 mil pessoas, interessadas em conhecer os últimos avanços tecnológicos alcançados nas culturas de soja, milho, feijão e também na pecuária.

Equipamentos de ponta e maquinário de última geração estão sendo expostos. Há palestras sobre todos os assuntos de interesse do setor primário, desde a influência da política econômica no mercado agropecuário brasileiro, o mercado futuro de grãos, os alimentos transgênicos, a redução de perdas nas lavouras, os mercados interno e externo da pecuária de corte e tantos outros.

São inúmeros os realizadores e colaboradores desta grande feira, que atinge patamares nacionais, e citar alguns seria praticar uma injustiça com os demais.

Mas, acima de tudo, creio que um evento dessa natureza, depois da grande mobilização dos produtores rurais, exatamente no Município de Rio Verde, aliás, dois eventos de grande proporção na mesma cidade coloca em evidência a pujança e o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro.

A Carta do Centro-Oeste que resultou da mobilização realizada há um mês e que reuniu Governadores de Estado, Parlamentares, Deputados, Prefeitos e cerca de 12 mil produtores, foi um documento incisivo para o Governo Federal.

Os produtores exigiram medidas urgentes para a superação da crise do setor primário. Os pedidos não foram atendidos, e as grandes perdas ocorridas devido às intempéries climáticas em vários pontos do País só fizeram aumentar a crise enfrentada pela produção primária.

Nesse sentido, a realização da Agrishow é uma demonstração da coragem do setor de agronegócios do Centro-Oeste, que ultrapassa as dificuldades e concretiza esse grande evento, mostrando que é possível enfrentar as adversidades e acreditar em todo seu potencial.

Não posso encerrar meu pronunciamento sem fazer referência à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, que está presente à Agrishow, com vários produtos desenvolvidos por seus pesquisadores.

A Embrapa é, sem dúvida, a responsável pelo incremento de boa parte da produção do Centro-Oeste, com suas sementes de alta qualidade, seus melhoramentos de cultivares e suas inovações tecnológicas, que tanto têm beneficiado os produtores, sem distinguir os que são pequenos e os que são grandes produtores.

Também gostaria de cumprimentar o jornal Tribuna do Planalto pelo excelente caderno do Agronegócio, com matérias sobre a Agrishow, que mostraram todos os aspectos que envolvem desde sua realização até a situação atual do agronegócio e do setor primário do Centro-Oeste.

Em nome do Presidente da Comigo, Antônio Chaváglia, cumprimento todos que estão envolvidos na realização deste grande evento, que engrandece a região de Rio Verde, o Estado de Goiás e o Centro-Oeste.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2005 - Página 8472