Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio às reivindicações dos servidores públicos da Funasa, que solicitam a liberação do pagamento dos Planos Collor e Bresser.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Apoio às reivindicações dos servidores públicos da Funasa, que solicitam a liberação do pagamento dos Planos Collor e Bresser.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2005 - Página 9066
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SERVIDOR, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, ESTADO DE ALAGOAS (AL), AUSENCIA, RECEBIMENTO, REPOSIÇÃO, PERDA, PLANO, ECONOMIA, REGISTRO, OCORRENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CAPITAL DE ESTADO, INTERIOR, SOLICITAÇÃO, LIBERAÇÃO, VERBA.
  • PROTESTO, NEGLIGENCIA, GOVERNO FEDERAL, SITUAÇÃO, SERVIDOR, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, VITIMA, CONTAMINAÇÃO, INSETICIDA, SOLICITAÇÃO, URGENCIA, PROVIDENCIA.

A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já tive oportunidade de tratar deste assunto tanto em audiências públicas como em requerimentos ao Ministério da Saúde e ao Ministério do Planejamento. Refiro-me a um problema muito grave, vivenciado pelos trabalhadores do setor público da Funasa. A Senadora Fátima Cleide também tratou da situação grave por que passam os trabalhadores do setor público de sua região, o que, sem dúvida, é uma reivindicação justa e legítima.

Existem casos gravíssimos, especialmente em Alagoas e no Rio de Janeiro, com os trabalhadores da Funasa. Embora já tenha transitado em julgado um recurso de reposição de perdas de planos econômicos, infelizmente eles não receberam o dinheiro, mesmo havendo um ofício assinado por toda a Bancada Federal, um ofício assinado por todos os prefeitos e um ofício assinado por todos os Senadores de Alagoas, no sentido de possibilitar que o Governo Federal libere o pagamento de ações obtidas na Justiça referentes ao Plano Bresser, ao Plano Verão e às URVs.

Os trabalhadores do setor público da Funasa estão em um nível de desespero gigantesco. Ontem, inclusive, paralisaram uma das principais vias públicas na cidade de Maceió e paralisaram as ações em muitas cidades do interior, inclusive aquelas relacionadas ao laboratório de produção de inseticidas.

Trata-se de uma situação muito grave, e, por isso, estamos aqui novamente fazendo um apelo. Infelizmente, o Governo Federal não resolve a negligência e a imprudência diante da situação triste e caótica dos funcionários da Funasa que estão contaminados por inseticidas. E, como se isso fosse pouco, o Governo agora se mostra igualmente irresponsável com relação à decisão judicial referente a esses trabalhadores.

O nosso apelo é para que o Governo libere a verba urgentemente, porque se trata de uma causa transitada em julgado, relativa ao pagamento de valores referentes aos Planos Bresser, Verão e às URVs, e também para que tome uma providência absolutamente rápida em relação a essa maldita negligência e imprudência no que tange aos vários trabalhadores da Funasa contaminados com o uso de inseticidas - muito conhecidos no Brasil, os mata-mosquitos - ou com o combate a outros vetores também.

Está estabelecida aquela polêmica de se jogar a responsabilidade para Herodes e Pilatos: ora é o Ministério da Saúde, ora é o Ministério do Planejamento, ora é o Ministério da Fazenda. Seja qual for o Ministério responsável, deve-se adotar uma medida eficaz, rápida e necessária para que esses trabalhadores tenham acesso ao pagamento a que têm direito, conforme já definido pela Justiça em última instância.

Era o que eu tinha a dizer, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2005 - Página 9066