Pronunciamento de Eduardo Azeredo em 12/04/2005
Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Encaminha a Mesa requerimento de informações ao Ministro da Defesa relativo ao avião presidencial.
- Autor
- Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MINISTERIO DA DEFESA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
- Encaminha a Mesa requerimento de informações ao Ministro da Defesa relativo ao avião presidencial.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/04/2005 - Página 8786
- Assunto
- Outros > MINISTERIO DA DEFESA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
- Indexação
-
- ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTERIO DA DEFESA, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, AUTONOMIA, COMBUSTIVEL, EDITAL, AQUISIÇÃO, AERONAVE PUBLICA, IMPEDIMENTO, NEGOCIAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER).
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estou encaminhando, nesta data, um requerimento ao Ministro da Defesa relativo ao avião presidencial, solicitando informações sobre a autonomia de vôo requerida no edital para aquisição. Faço esse requerimento porque, nas duas últimas viagens à Europa, o novo avião precisou parar por duas vezes, fazendo escalas em Natal e Recife.
O motivo da não-aquisição de aeronaves fabricadas pela Embraer, na época da aquisição desse avião presidencial, foi o fato de os aviões da Embraer não terem autonomia. No entanto, nas duas viagens que o Presidente fez à Europa, o avião precisou fazer escala para reabastecimento. O avião da Embraer, como se sabe, custa metade do preço. É um avião que tem tecnologia nacional, que dá empregos no Brasil e deixa riquezas no País.
Então, faço a apresentação deste requerimento numa condição muito tranqüila, de quem nunca criticou a compra do avião, mas a opção de adquiri-lo pelo dobro do preço quando a aeronave poderia ter sido de origem brasileira, privilegiando-se a tecnologia nacional.