Pronunciamento de Renan Calheiros em 13/04/2005
Fala da Presidência durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Defende a necessidade de maior atenção por parte dos congressistas na aprovação da relevância e urgência das medidas provisórias.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
MEDIDA PROVISORIA (MPV).:
- Defende a necessidade de maior atenção por parte dos congressistas na aprovação da relevância e urgência das medidas provisórias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/04/2005 - Página 9098
- Assunto
- Outros > MEDIDA PROVISORIA (MPV).
- Indexação
-
- DEFESA, ATENÇÃO, CONGRESSISTA, CRITERIOS, APROVAÇÃO, RELEVANCIA, URGENCIA, MEDIDA PROVISORIA (MPV).
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, SENADO, REGULAMENTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), DEMONSTRAÇÃO, EMPENHO, ORADOR.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Concederei a palavra a V. Exª.
Agradeço as palavras do Senador Antonio Carlos Magalhães e concordo, em gênero, número e grau, com S. Exª. Se não for possível mudarmos a Constituição, se não for possível mudarmos as medidas provisórias, se não for possível avançarmos na regulamentação, não vejo caminho senão sermos mais criteriosos na aprovação da relevância e urgência das medidas provisórias. Teremos de devolvê-las, sim, não pela decisão monocrática da Mesa, mas por decisão deste Plenário, com a qual concordarei, ajudando e fazendo o que for necessário. (Palmas.)
Como Presidente do Senado Federal, não submeterei esta Casa a tal situação. Chegamos aonde não imaginávamos chegar, e, mais uma vez, repito, é preciso colocar um ponto final nessa situação.
O Congresso Nacional não deve ter dúvida alguma do que farei para restaurar essa prerrogativa constitucional fundamental do Senado Federal.
Concedo a palavra ao Senador Edison Lobão e, em seguida, aos Senadores Tião Viana, Aloizio Mercadante, José Agripino e Arthur Virgílio e, por fim, à Senadora Heloísa Helena.
Muito obrigado.