Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A escolha do novo papa e os desafios que enfrentará.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • A escolha do novo papa e os desafios que enfrentará.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2005 - Página 9874
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ESCOLHA, BENTO XVI, PAPA, VOTO, ATUAÇÃO, ADAPTAÇÃO, IGREJA CATOLICA, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, ATUALIDADE.

O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia deixar também de dizer uma palavra e até de sugerir ao Senado Federal que o fizesse, oficialmente, uma manifestação à Igreja Católica, em face do momento histórico que vivemos. Um novo Papa, com responsabilidades enormes, acaba de ser eleito para dirigir a Igreja Católica Romana. Um Papa que terá como responsabilidade substituir alguns papas que tiveram uma passagem marcante na história contemporânea da humanidade: João XXIII, Paulo VI e João Paulo II. Ademais, terá o desafio de adaptar os dogmas da fé cristã à realidade do mundo contemporâneo, cheio de conflitos, idéias e novas descobertas que se batem e surpreendem diante das possibilidades que se abrem, tornando impossível até imaginar as conseqüências dessas novas descobertas. E colocando à humanidade, principalmente, uma série de valores da sociedade atual, mas valores da sociedade cristã também, diante de novos desafios de conseguir se adaptar a essas novas realidades.

Portanto, é nosso desejo e também desta Casa, com certeza, de maioria católica, que o novo Papa, Bento XVI, seja capaz de levar à frente esses desafios e de resolver, como tem sabido a Igreja Católica, durante mais de dois mil anos, adaptar e colocar a fé e os ensinamentos de Cristo, sempre contemporâneo, às novas realidades.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2005 - Página 9874