Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Associa-se às manifestações de congratulações pela eleição do novo Papa, Bento XVI.

Autor
Amir Lando (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Amir Francisco Lando
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Associa-se às manifestações de congratulações pela eleição do novo Papa, Bento XVI.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2005 - Página 9876
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ESCOLHA, IGREJA CATOLICA, BENTO XVI, PAPA, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, DEFESA, PAZ, JUSTIÇA SOCIAL.

O SR. AMIR LANDO (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o PMDB associa-se às manifestações de congratulação pela eleição do novo Papa, Bento XVI.

A Igreja tem um papel fundamental na construção não apenas da espiritualidade, mas também da ordem e da justiça. A Igreja Católica, com a sua doutrina social, tem feito escola no sentido de realizar, sobretudo, a melhoria do padrão de vida dos excluídos. Esse é o ponto alto que sempre notabilizou a posição dos papas. As encíclicas, sobretudo da Rerum Novarum até as mais recentes, sempre sinalizaram nesse sentido.

A fé é um salto no escuro, como disse Gabriel Marcel, mas esse salto no escuro é exatamente a alma de cada um que se manifesta no sentido de buscar, na Igreja, nos evangelhos, na religião, uma solução de vida e de crença.

Não há dúvidas de que a eleição deste Papa se reveste de extrema esperança para todos os que habitam a Terra. Certamente, quando falará de urbi et orbi, poderá predizer um destino de paz, de concórdia, de respeito e, sobretudo, de humanização do mundo. É por isso que o Globo terrestre precisa dessas palavras de ordem, dessa doutrina que possa semear a paz, a harmonia e a dignidade entre os homens.

Parabéns à Igreja pela eleição desse Papa que, com absoluta certeza, dará continuidade à tradição da Igreja Católica, olhando o universo, olhando os mais humildes, olhando as almas e aqueles que buscam a salvação por este ato de fé, que é um ato pessoal de cada um.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2005 - Página 9876