Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens ao novo Papa, Bento XVI.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Homenagens ao novo Papa, Bento XVI.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2005 - Página 9876
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • HOMENAGEM, BENTO XVI, PAPA, SUCESSÃO, DIREÇÃO, IGREJA CATOLICA, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, DEFESA, PAZ, INTEGRAÇÃO, HOMEM.
  • ELOGIO, PRESIDENCIA, SENADO, SESSÃO, SUPERIORIDADE, VOTAÇÃO, MATERIA, ESPECIFICAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), LIBERAÇÃO, PAUTA.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro hoje é um dia importante para todo mundo. Temos um novo Papa, o Papa Bento XVI, com uma responsabilidade muito grande, que é substituir o Papa João Paulo II, um verdadeiro divisor de águas na História do Catolicismo por sua humildade, o Papa peregrino, o Papa que, acima de tudo, buscou a integração entre os povos e até, por que não dizer, a integração entre as religiões.

Portanto, rezo e peço que Deus ilumine e abençoe o Papa Bento XVI, pelos grandes desafios que tem pela frente, não só por substituir o Papa João Paulo II, mas também pelos grandes desafios que se apresentam por um mundo difícil, com longos debates, com temas polêmicos, com o trabalho da Igreja Católica chegando a outros continentes e crescendo em outros países.

Por isso, Sr. Presidente, peço que Deus ilumine e abençoe o novo Papa Bento XVI nessa grande jornada que terá pela frente. Se Deus quiser, Sua Santidade vai, mais do que nunca, ser amigo do nosso País, como o foi o Papa João Paulo II, e vai ajudar-nos com suas palavras, com suas preces e com sua luz. Desejo, ainda, um grande trabalho ao Papa Bento XVI, em nome do PT, de todos os meus companheiros de Partido e dos Senadores e das Senadoras dos Partidos do Bloco de Apoio ao Governo.

Para encerrar, Sr. Presidente, registro, mais uma vez, o belo trabalho que V. Exª promoveu, o que, para mim, não é surpresa em virtude de sua larga experiência. Conseguimos dar um exemplo. Discutimos e inovamos, principalmente no que se refere à votação de medidas provisórias que trancavam a pauta, contando com o apoio incondicional do nosso querido Senador Maguito Vilela. Conseguimos discutir e votar hoje praticamente todas as matérias sobre as quais o Senado precisava decidir, sob a coordenação de V. Exª, com sua competência e com sua capacidade de administrar as diferenças. Hoje terminamos muito bem este dia.

Sr. Presidente, por último, quanto a Brasília, amanhã haverá sessão não-deliberativa, coordenada pelo Senador Paulo Octávio. Desejo muito sucesso e paz. Que Deus ilumine e abençoe a nossa querida Capital, o Distrito Federal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2005 - Página 9876