Pronunciamento de Antero Paes de Barros em 19/04/2005
Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição dos artigos "Enquanto o Lula viaja..."e "Senhor da Vida e da Morte", publicados, respectivamente, nos jornais Diário de Cuiabá, em 17 de abril, e A Gazeta, em 14 de abril.
- Autor
- Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
- Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
- Transcrição dos artigos "Enquanto o Lula viaja..."e "Senhor da Vida e da Morte", publicados, respectivamente, nos jornais Diário de Cuiabá, em 17 de abril, e A Gazeta, em 14 de abril.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/04/2005 - Página 9878
- Assunto
- Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DE CUIABA, A GAZETA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), CRITICA, EXCESSO, VIAGEM, EXTERIOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SUPERIORIDADE, GASTOS PUBLICOS, PARALISAÇÃO, POLITICA NACIONAL, FALTA, INTEGRAÇÃO, GOVERNO.
O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é impressionante a disposição do Presidente Lula para realizar viagens ao exterior. Foram até agora 46 viagens. E ele avisou que tem fôlego para muito mais... Logo, logo estará no Japão. Mas, o que mais nos deixa perplexos é que muitas delas foram viagens turísticas, sem objetivos definidos e sem resultados palpáveis. Graças ao erário público e ao Aerolula, o presidente está dando a volta ao mundo sem que o Brasil sequer tenha proveito algum dessas suas visitas.
O pior é que, enquanto ele viaja, o país fica estagnado, a economia brasileira fica parada e a área social bate cabeça. Exemplo disso são os malogros do Ministro da Saúde, Humberto Costa. Esse ministro quer ser Deus. Facilita a prática do aborto, baixando normas e contrariando a Constituição, e decide que enfermo é que vai para a UTI. Enquanto isso, o presidente continua viajando em todos os sentidos.
Lula não governa. Lula não está disposto a nada, salvo viajar. Lula não deixa o Congresso legislar. A pauta das duas casas está trancada por MPs. Já tem ameaças de rebeldia da base de apoio do Governo. Falta articulação política, falta governo no país. O Governo não tem agenda econômica e nem política. Agenda, só de viagens.
Sr. Presidente, tive a oportunidade de refletir sobre esses fatos nos artigos intitulados “Enquanto o Lula viaja...” e “Senhor da Vida e da morte”, publicados, respectivamente, nos jornais Diário de Cuiabá, em 17 de abril, e A Gazeta, em 14 de abril de 2005. Solicito a V. Exª que os faça constar de nossa fala, ficando registrados nos Anais dessa Casa Legislativa.
Era o que eu tinha a dizer.
*********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matérias referidas:
“Enquanto Lula viaja...”
“Senhor da vida e da morte.”