Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crise da VARIG.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Crise da VARIG.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2005 - Página 10329
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SITUAÇÃO, CRISE, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), REGISTRO, HISTORIA, ATUAÇÃO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, PAIS, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO SUL, BRASIL.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, SOLUÇÃO, DIVIDA, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), SITUAÇÃO, FUNCIONARIOS, DIRIGENTE, EMPRESA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como gaúcho e defensor das tradições e da história do meu Rio Grande do Sul e, também, preocupado com o desemprego de inúmeros profissionais, tenho participado de algumas audiências e atos em defesa Varig.

Na semana passada, recebi em meu Gabinete um artigo de autoria da escritora Nina Tubino, publicado no jornal RS Letras, de março de 2005, com o título “Varig Patrimônio Nacional”.

O artigo relata a história desta empresa pioneira, fundada em 1927, entre relatos curiosos de comandantes que cobriram o espaço aéreo nacional com responsabilidade e ousadia. Uma história escrita com trabalho e perseverança, que se mistura com a história econômica do nosso querido Rio Grande do Sul.

O artigo, demonstra, ainda, a indignação do gaúcho com a demora em solucionar a crise da Varig e termina assim: “com o fim da Varig perde o Rio Grande, perde o empresariado, perdemos todos. Se houver vontade e determinação, empresários e governo poderão encontrar uma solução para o impasse e o brio dos gaúchos estará fortalecido demonstrando ao país do quanto somos capazes.”

Srªs e Srs. Senadores, a Varig é uma empresa de 78 anos, com uma longa e bela história na aviação brasileira nacional. Em 1965, tornou-se a principal empresa aérea brasileira em vôos domésticos e, durante décadas, reinou absoluta no mercado internacional.

Sabemos que a situação hoje é bem diferente, sua frota está cada vez mais velha, as dívidas se acumulam, e a empresa está distante do espetacular padrão de serviço dos anos dourados.

            Uma empresa que fez de seu ex presidente Rubem Berta tema da escola de samba Beija Flor em 2002, com o enredo “O Brasil dá o ar da sua Graça. De Ícaro a Rubem Berta, o Ímpeto de Voar”, com o samba que assim dizia:

            “...Glória a um gaúcho sonhador.

            Fez da moderna aviação a integração nacional.

            No seu desejo profundo.

            Este cidadão do mundo.

            Lutou pela igualdade social...”

Rubem Berta foi um gaúcho que respondeu pela expansão e desenvolvimento da companhia até os anos 60, fez da companhia um motivo de orgulho para todos nós brasileiros.

Sabemos da difícil situação em que chegou a empresa, a ponto do Presidente da Fundação Rubem Berta declarar na imprensa que “aceita abrir mão do controle acionário para salvar a companhia e seus empregos”.

Sabemos que a controladora acionária da Varig está analisando algumas propostas de investidores nacionais e estrangeiros interessados em capitalizar a companhia, pois o novo investidor precisará disponibiliza rum aporte inicial em torno de US$300 milhões para erguer a empresa.

Seja qual for a solução para o drama que vive hoje funcionários e dirigentes da Varig, torcemos, gaúchos e brasileiros, para que a empresa volte a ocupar o lugar que sempre ocupou na aviação brasileira e internacional, levando ao mundo o nome Viação Aérea Riograndense.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2005 - Página 10329