Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio às atividades das Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA). Retrospectiva dos quatro meses de mandato exercidos como Senador, na vaga do Senador Magno Malta.

Autor
Francisco Pereira (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Francisco José Gonçalves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Elogio às atividades das Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA). Retrospectiva dos quatro meses de mandato exercidos como Senador, na vaga do Senador Magno Malta.
Aparteantes
Gerson Camata, Paulo Paim, Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2005 - Página 12566
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, FACULDADE, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, INCENTIVO, CIDADANIA, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
  • BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, SUPLENCIA, MAGNO MALTA, SENADOR, AGRADECIMENTO, APOIO.

O SR. FRANCISCO PEREIRA (Bloco/PL - ES. Pronuncia o seguinte discurso.) - Srªs e Srs. Senadores, hoje ocupo essa tribuna para cumprimentar o trabalho que a FAESA - Faculdades Integradas Espírito-santense vem desenvolvendo no meu Estado. Sabedores dos desafios que hoje o ensino superior brasileiro vive, como o de preparar o jovem para o mercado e o País para a competição global; romper com seu histórico caráter elitista, ampliando o acesso a educação; criar uma massa pensante capaz de levar a um crescimento econômico mais sólido e mais justo.

Utilizo-me desta tribuna para levantar alguns aspectos que julgo importantes. Nós, como porta-vozes do povo, devemos não somente utilizar a tribuna para discutir os problemas brasileiros, mas também usar essa prerrogativa para enaltecer os bons trabalhos, que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento do País e que merecem nosso reconhecimento e estímulo.

Por isso parabenizo a Faesa que, com a concepção do curso de Direito, traz uma proposta inovadora, que objetiva propiciar ao bacharelando uma visão multidisciplinar, alinhando a formação profissional à solidariedade social, para que o seu exercício profissional seja uma defesa de valores, calcado em uma visão social e de cidadania.

A escola é um espaço onde as nações buscam sua autonomia, construindo seus referenciais, seus valores e sua cultura. É instituição comprometida fundamentalmente com os destinos da Nação e das futuras gerações. É por isso que sem instituições de ensino superior autônomas e de qualidade não pode existir um autêntico projeto nacional.

Em função dessa realidade, durante muito tempo, a luta por um novo sistema de educação superior ficou circunscrita à resistência às “reformas” de cunho conservador. Hoje, porém - em grande medida devido ao sucesso dessa resistência e ao acúmulo de forças que ela suscitou -, a luta pela reforma universitária entra em novo patamar.

O Governo pode abrir caminhos para um novo projeto avançado de educação superior, democraticamente construído a partir das experiências e opiniões de amplos setores, da academia e da sociedade.

Sr. Presidente, era o que queria dizer a respeito da Faesa e desses cursos.

Também quero utilizar o meu tempo nesta tribuna para discorrer sobre o fim dos meus quatro meses nesta Casa, substituindo o nobre Senador Magno Malta, representando o povo capixaba. Reconheço de público o apoio especial recebido de amigos e personagens que dividiram um pouco da história do nosso País.

Primeiramente agradeço ao Senador Magno Malta, que me deu a alegria de estar ao seu lado e confiou-me a suplência. Seu companheirismo, amizade e a satisfação de estar ao seu lado fazem-me honrado e eternamente grato. Homem que, com amor à Pátria e, em especial, ao povo capixaba, tem uma história de luta contra o narcotráfico. Com orgulho, sempre levantou a bandeira de combate às drogas, empreendeu tantas batalhas em prol da sociedade brasileira e fez a minha vida ser abrilhantada com esse belo trabalho em prol da coletividade.

Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, agradeço também à minha família: à minha doce e amada esposa Lada e aos meus amores que são meus filhos Bruno e Daniela, pelo carinho, apoio e pela compreensão que sempre tiveram durante minha ausência devido ao trabalho desenvolvido aqui em Brasília.

Agradeço também, Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, a cordialidade com que o Líder do PL, Senador Marcelo Crivella, recebeu-me; ao Presidente Nacional do PL, Valdemar da Costa Neto; e ao Vice-Presidente da República, Sr. José Alencar; a todos os senhores e senhoras, meus colegas, nobres Senadores, que tão bem me acolheram nesta Casa Legislativa. Deixei aqui todos os meus anseios e receios para trás, onde fui surpreendido com o entusiasmo que de lá encontrei, com os laços de amizade que criei e que pretendo cultivar, Sr. Presidente. Agradeço a toda Bancada Federal capixaba, que, juntos, lutamos pelos mesmos ideais, a fim de servir o Estado do Espírito Santo. E, em especial, aos amigos, Deputados Neucimar Fraga e Walter Pinheiro.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Francisco Pereira, permite-me um aparte?

O SR. FRANCISCO PEREIRA (Bloco/PL - ES) - Perfeitamente, Excelência.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Francisco Pereira, conversava aqui com o Senador Pedro Simon, que é uma referência para todos nós nesta Casa, e ele me dizia: “Faça você o aparte que me sentirei representado.” Primeiro, gostaria de dizer que foi uma alegria muito grande estar ao seu lado ao longo desses meses. Entendo que se, neste momento, V. Exª faz da tribuna esse discurso emocionado, mostra a paixão desse Senador pelo Espírito Santo, pelo País e por esta Casa. E, por outro lado, quero dar o testemunho, que espero que fique nos Anais, não por ser eu, o Senador Paulo Paim, ou o Senador Pedro Simon, que endossa esse meu pronunciamento: V. Exª, durante o tempo que esteve conosco, em cada votação, sempre votou a favor dos trabalhadores, dos aposentados, dos empreendedores, votou a favor dos aposentados, votou a favor do País. Por isso me sinto muito tranqüilo e, ao mesmo tempo, sinto-me contemplado por fazer este aparte a um Senador do brilhantismo de V. Exª, como foi hoje de manhã na Comissão que discutia a crise na aviação aérea brasileira, e V. Exª me apresentava uma série de subsídios para que eu fizesse o bom debate com os convidados. Meus cumprimentos. Pode ter certeza de que o Brasil está muito feliz com a sua atuação, e certamente V. Exª rapidamente voltará para cá, quem sabe - teremos eleição o ano que vem -, como mais um Senador do nosso Espírito Santo. Meus cumprimentos.

O SR. FRANCISCO PEREIRA (Bloco/PL - ES) - Muito obrigado, nobre amigo Paulo Paim, por suas palavras que recebo, que sei que são sinceras, porque o conheci, tive o privilégio de conviver com V. Exª pelos dias que passei nesta Casa.

Ouço o Senador Sibá Machado.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Francisco Pereira, eu também não poderia deixar de aparteá-lo, porque é muito importante para todos nós conhecermos pessoas como V. Exª. E desejo fazer minhas as palavras do Senador Paulo Paim, e certamente este é o sentimento de toda a Casa, de que o Estado do Espírito Santo está de parabéns. É muito ruim dizermos quando um tempo é ideal para se realizarem grandes idéias: quando o tempo é curto ou quando o tempo é muito longo. E tenho absoluta certeza de que a contribuição de V. Exª nesta Casa está muito além de um mandato de Senador. Certamente estaremos aqui a refletir sobre as grandes contribuições que V. Exª prestou durante esse curtíssimo espaço de tempo. Suas considerações poderão ser lembradas. Quem sabe V. Exª poderá retornar para o convívio do Senado Federal e de todos nós. Parabéns a V. Exª e principalmente ao povo do Espírito Santo.

O SR. FRANCISCO PEREIRA (Bloco/PL - ES) - Muito obrigado, Senador Sibá Machado, pelo carinho. Suas palavras me emocionam. É muito bom o convívio nesta Casa, onde tenho aprendido muito. Minha passagem aqui certamente acrescentou-me alegria, conhecimento e aprendizado.

Concedo a palavra ao nobre Senador Gerson Camata.

O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - Ilustre Senador Francisco Pereira, penso que eu nem precisava dar depoimento sobre a atuação de V. Exª nessa passagem em que substituiu o ilustre Senador Magno Malta. Os Senadores de outros Estados que o conheceram somente aqui dão esse testemunho perante o Brasil. V. Exª é uma figura respeitada no Estado do Espírito Santo, nos círculos religiosos do Estado do Espírito Santo por sua atuação, não só no mundo dos negócios, mas também na política e no mundo religioso. V. Exª trouxe, no convívio com seus companheiros, no debate de matérias tão importantes que circularam pelo Senado, de decisões importantes tomadas nesses últimos quatro meses, a experiência humana, a do empresário, e do homem cristão, dando essa tonalidade em toda sua atuação aqui. Primeiramente, sentimo-nos felizes por essa convivência de quatro meses. Esperamos que V. Exª volte mais vezes, quem sabe, como titular do mandato na próxima vez. Já começo a ouvir no Estado alguns sussurros... Que esses sussurros se tornem realidade. É o que desejamos.

O SR. FRANCISCO PEREIRA (Bloco/PL - ES) - Muito obrigado, amigo, pessoa que tanto estimo e respeito e por quem tenho carinho muito especial, nobre Senador Gerson Camata, que também abrilhanta meu pronunciamento.

Sr. Presidente, encerrando, quero agradecer a todos que contribuíram direta e indiretamente para o andamento do meu trabalho no Senado e também o apoio da equipe de gabinete do Senado, que me serviu com carinho, simpatia e presteza.

Deixo registrados meus agradecimentos especiais ao pastor Brito e ao meu pastor e amigo Belini, que supriram a minha ausência nos cultos que dirijo, às terças-feiras, em minha igreja, onde louvamos continuamente o nosso Deus por todas as bênçãos recebidas. A minha querida mãe, dona Dalma, não poderia deixar de expressar, aos meus irmãos, a minha amada sogra Conceição, que comigo compartilharam dessa caminhada. Seriam muitos a agradecer, por isso deixo aqui um forte abraço e uma alegria enorme de compartilhar com pessoas maravilhosas um pouco do trabalho legislativo que desenvolvi, fazendo parte do cenário político e da história do Brasil.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. FRANCISCO PEREIRA (Bloco/PL - ES) - Deixo também, de coração, o depoimento de que esta minha estada aqui me emocionou muito e enriqueceu a minha vida. Pude aprender com os nobres Senadores muitas coisas que, certamente, me darão subsídios para a continuidade da vida.

A todos, muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2005 - Página 12566