Fala da Presidência durante a 53ª Sessão Especial, no Senado Federal

Presta homenagem ao Trabalhador pela passagem do Dia Mundial do Trabalho.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Presta homenagem ao Trabalhador pela passagem do Dia Mundial do Trabalho.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2005 - Página 13012
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESENÇA, LIDER, SINDICATO, ELOGIO, ATUAÇÃO, PAULO PAIM, SENADOR, DEFESA, INTERESSE, TRABALHADOR, LEITURA, PRINCIPIO CONSTITUCIONAL, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, TRABALHO.

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. PT - AC) - A Presidência, mais uma vez, enaltece a presença do Sr. Moacyr Roberto Teschauersvald, Coordenador do Fórum Sindical do Trabalhadores, do Sr. Ubiraci Oliveira, representante das centrais sindicais aqui presentes e do Sr. João Resende Lima, Presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas.

Ao encerrar esta sessão, esclareço aos nobres presentes que o Presidente da Casa, o eminente Senador Renan Calheiros, por compromissos inadiáveis assumidos anteriormente à data da sessão, não pôde estar presente, mas em nome de toda a Mesa do Senado prestamos a nossa justa homenagem.

Eu não poderia deixar de fazer um registro de homenagem da Presidência do Senado Federal a um missionário que é o Senador Paulo Paim, que, não tenho dúvida nenhuma, daqui a cem anos, será lembrado como o apóstolo do Parlamento brasileiro e do trabalhador brasileiro. (Palmas.)

A Mesa não poderia deixar de fazer, com muita firmeza, o seu registro das convicções democráticas que norteiam a vida nacional brasileira e do que dizem os princípios fundamentais da nossa Constituição no seu art. 1º :

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Eu aproveito para uma singela mensagem de reflexão à sociedade brasileira: que sejamos sempre capazes de refletir sobre o amanhecer do trabalhador brasileiro, um amanhecer em que os jovens, os mais velhos, os homens, as mulheres, os que já estão com os cabelos brancos, deixam as suas utopias, os seus sonhos e as suas esperanças depositadas na sua família, naqueles que estão sob sua responsabilidade e transformam o seu dia em trabalho, em luta, em suor para a riqueza nacional ser consolidada.

Que o Estado brasileiro seja capaz de permanente reconhecimento e compreenda quão difícil tem sido a caminhada do trabalhador brasileiro, cujas conquistas têm sido como aquela passagem no buraco de uma agulha. Que sejamos capazes de ter a justa causa do trabalhador como uma causa da Nação, do Estado brasileiro.

Gonzaguinha dizia com muita propriedade que seu sonho, o sonho do cidadão, do menino guerreiro, é sua vida. E vida é trabalho, e “sem o seu trabalho o homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata”.

Felicidades a todos! (Aplausos.)

Vamos encerrar esta sessão, ouvindo de pé o Hino Nacional brasileiro, em homenagem aos nossos trabalhadores.

(Execução do Hino Nacional.)

 

*************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TIÃO VIANA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************

Matéria referida:

“O operário em Construção”, de Vinicius de Moraes


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2005 - Página 13012