Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de Televisão.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2005 - Página 13048
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), IMPORTANCIA, ATIVIDADE, EMPRESA, DESENVOLVIMENTO CULTURAL, BRASIL.

O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Sr. João Roberto Marinho, que aqui representa as Organizações Globo nesta justa homenagem que o Senado Federal presta a esse conjunto de empresas que desempenham papel absolutamente destacado em toda a comunicação, por intermédio de seus veículos no sistema de comunicação no Brasil, eu brincava que passamos tanto tempo assistindo à Rede Globo, nesses seus 40 anos de vida, que hoje é o dia da revanche, e todos os Senadores querem falar à Rede Globo tudo que pensam, tudo que sentem, nesta longa sessão representativa, que expressa muito o sentimento da Nação em relação à emissora.

Após 40 anos com tanta instabilidade econômica, com tantos ciclos, com mudanças políticas profundas, não foi fácil constituir essa empresa, que hoje atinge 99% do território nacional, além de ser a quarta empresa de televisão no mundo. A Rede Globo é uma empresa que exporta produtos para mais de 130 países. Criou um sistema de jornalismo extremamente dinâmico, presente no cotidiano, expressando o dinamismo da comunidade local e os grandes temas nacionais. Com suas telenovelas, tratou de temas que ajudam na construção de uma atitude cidadã, buscando discutir temas que nem sempre são refletidos por parte da sociedade, como a discriminação, a valorização da participação da mulher e tantos outros temas que contribuíram para a formação cultural da sociedade, principalmente ao expressar a nossa literatura, a nossa produção literária, que nem sempre foi valorizada. Por meio das telenovelas, que são produtos de exportação, é possível mostrar a capacidade de universalização das nossas tradições literárias, da nossa produção intelectual.

Por tudo isso, é mais do que merecida esta homenagem à Rede Globo de Televisão.

É verdade que, em algumas vezes na nossa história política, tivemos uma atitude bastante crítica à Rede Globo. Em certos momentos, a cobertura da Globo não expressava propriamente o pluralismo e o processo democrático. Mas ela mudou para melhor - como nós, no caso do PT, mudamos para melhor. A democracia nos ensinou a ambos a conviver com o pluralismo, a tolerância e a divergência.

Nesse aprendizado que o processo democrático trouxe às forças políticas no Brasil e aos meios de comunicação, o Sistema Globo de Comunicações é o melhor resultado do avanço da democracia no Brasil. A capacidade que ela tem tido de manter a isenção bem como a cobertura respeitosa e pluralista da vida nacional seguramente é um instrumento de grande credibilidade, reconhecido atualmente por todas as forças políticas e todos os setores da sociedade.

Por todos esses motivos e considerando que tudo o que eu gostaria de dizer já foi merecidamente falado, às vezes de forma mais eloqüente ou detalhada, termino parabenizando todos os funcionários e funcionárias que fazem essa emissora, lembrando alguns nomes desta Casa que são fundamentais no cotidiano de trabalho, como Lydia Medeiros, Adriana, que aqui está, nossa colunista Tereza Cruvinel, Cristiana Lobo, Delis Ortiz, que estão presentes, Evandro Guimarães, sempre em contato com os Senadores na Casa, o Diretor Drummond, a Silvia Faria, que já esteve aqui. Citarei apenas os presentes para não prejudicar tantos, que são fundamentais na cobertura da vida política nacional, que acompanham o Plenário e estão sempre atentos. Muitas vezes, reclamamos deles, mas essa relação entre a fonte e o jornalista é normal. Termino dizendo que vocês ajudam a construir o País.

Somos uma Nação de língua portuguesa, cercados de espanhol por todos os lados e com uma influência crescente do inglês. E como dizia Caetano Veloso, “Minha pátria é minha língua!”. A nossa língua cresce, valoriza-se e revitaliza-se na Rede Globo de Televisão. Os nossos valores, as nossas tradições, a nossa produção literária, a capacidade de inovar nos programas, a dramaturgia, o jornalismo, o entretenimento, o humorismo, tudo isso mostra uma empresa não apenas exitosa, mas uma empresa que tem um papel muito importante na democracia brasileira, no desenvolvimento do País, na nossa identidade nacional, no nosso orgulho de ser brasileiro!

Por tudo isso, parabéns à família, ao jornalista Roberto Marinho, que foi o grande arquiteto de toda essa trajetória, e a vocês que conduzem de forma exemplar a evolução dessa emissora! Parabéns, João Roberto Marinho, e a todos os funcionários da Rede Globo por essa merecida e rara homenagem, de forma tão expressiva, representativa e plural que o Senado brasileiro presta nesta tarde.

Parabéns! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2005 - Página 13048