Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de televisão.

Autor
Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Reginaldo Duarte
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2005 - Página 13057
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, INTEGRAÇÃO, TERRITORIO NACIONAL, PRODUÇÃO, CULTURA, JORNALISMO, DEBATE, CIDADANIA.

O SR. REGINALDO DUARTE (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assim, como os colegas que me antecederam, não poderia deixar de prestar a minha homenagem àquela que tem se confundido ao longo da sua existência com a história recente do Brasil.

Podendo ser considerada como uma verdadeira instituição nacional, a Rede Globo, através da sua TV, tem desempenhado um papel fundamental e peculiar no sentir de dar unicidade aos nossos diferentes “Brasis”.

O olhar da TV Globo diante dos fatos que acontecem no Brasil e no mundo tem sido um elo entre o conjunto das famílias brasileiras, independentes de sua situação socioeconômica.

O seu extenso acervo voltado à dramaturgia, filmes, documentários, programas infantis, shows e assuntos diversos, tem a capacidade de representar de forma autêntica a cultura e os diversos costumes brasileiros.

Esses feitos transformaram a TV Globo em uma emissora hegemônica no Brasil. Desempenhando uma função social ao propagar nacionalmente representações de vida e comportamento de autoridades e personagens que contribuíram para construir o imaginário dominante do cidadão comum.

Ao longo dos seus 40 anos, a TV Globo é a maior TV da América Latina e a quarta no ranking mundial.

É impressionante assistir matérias como a divulgada ontem no “Jornal Nacional”, onde foi mostrada a influência da TV Globo, por meio de suas novelas e seriados, sobre a vida das famílias em países de língua portuguesa do continente africano.

Depoimentos de jovens informam como as novelas da TV Globo influenciam o seu comportamento, fortemente moldado pelos personagens das novelas, desde a sua forma de vestir até o enfrentamento de temas polêmicos levados ao ar.

Os pais de muitos desses jovens vêem nos problemas colocados nas novelas, como alcoolismo, droga, gravidez precoce, uma forma de discutir assuntos que muitas vezes são considerados tabus em grande parte das famílias.

Nesta minha homenagem, eu não podia deixar de mencionar algumas ações pioneiras da TV Globo, que permitiram a uma parcela da população acompanhar eventos que marcaram a história da humanidade: por exemplo, a viagem da Apolo XI, que em 1968 levou pela primeira vez o homem à lua.

Foi um fato histórico, e certamente lembrado por muitos aqui neste Plenário, a chance que tivemos de em 1970 assistir a Copa do Mundo no México ao vivo e em cores.

Quero, senhoras e senhores senadores, congratular-me com essa emissora que tem tido a função de aproximar as mais diversas culturas deste nosso imenso território brasileiro, mostrando por meio de sua programação a cada um de nós brasileiros um pouco das diversas caras que o Brasil possui.

Parabéns, portanto, à TV Globo e a todos aqueles que ajudaram e ajudam a construí-la, lamentando a ausência daquele que foi o seu mestre maior: o Sr. Roberto Marinho.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2005 - Página 13057